Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
BACH e PIAZZOLLA nesta quinta com a OSUEL BACH e PIAZZOLLA nesta quinta com a OSUEL

BACH e PIAZZOLLA nesta quinta com a OSUEL

Monday, 09 de September de 2019
Categoria:
Data Início: Thursday, 12 de September de 2019 às 20:30
Data Término: Thursday, 12 de September de 2019 às 23:59

Orquestra Sinfônica da UEL realiza nesta quinta-feira, dia 12, o 6º Concerto da Temporada Ouro Verde 2019, sob a regência do Maestro Alessandro Sangiorgi. Com o tema “Família Bach e Piazzolla”, embora eclético, o concerto possui em Johann Sebastian Bach o elo de ligação de todo o programa. A primeira parte trará composições, tanto do grande mestre alemão – o “Bach pai” – como também composições de dois de seus filhos do primeiro casamento: Wilhem Friedemann Bach (o primogênito) e Carl Philipp Emanuel Bach (o segundo filho). A família Bach compõe uma verdadeira dinastia musical, já que grande parte de seus membros foram compositores e/ou músicos reconhecidos por gerações.

A segunda parte do programa será dedicada ao compositor Astor Piazzolla que revolucionou o tango argentino, trazendo refinamento e erudição ao gênero. Piazzolla começou a tocar bandonéon de forma autodidata aos 9 anos de idade e sua primeira instrução formal no instrumento foi executar composições de Johann Sebastian Bach a partir de partituras de piano (seguindo a orientação de seu vizinho e primeiro professor de música, o pianista húngaro Bela Wilda, discípulo de Rachmaninoff). Anos mais tarde Piazzolla referiu-se a Wilda dizendo: “com ele, aprendi a amar Bach”. De Piazzolla, brindando a chegada da Primavera, serão executadas pela OSUEL as famosas “Quatro Estações Portenhas” – conjunto de composições escritas entre 1965 e 1970, que ilustram os sentimentos dos “porteños” (habitantes da cidade de Buenos Aires) nas diferentes estações do ano. Trata-se de uma obra de grande vigor e melancolia, com diversos solos entre os naipes. Para encerrar o concerto, será apresentada a mais representativa obra de Piazzolla: “Adios Nonino” – composta em homenagem ao pai, logo após seu falecimento.

A OSUEL está apoiando a Campanha “Setembro Lilás” de Conscientização da Doença de Alzheimer. Antes do concerto haverá a distribuição de material informativo por voluntários do Instituto Não Me Esqueças (Instituto Londrinense de Alzheimer), do qual a UEL é co-realizadora, através do GESEN (Grupo de Estudos Sobre o Envelhecimento), ao lado de outras entidades. O Instituto tem como objetivos sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado e diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer e também proporcionar informação e suporte aos familiares e cuidadores. A Campanha “Setembro Lilás” é mundial e o tema deste ano “…Vamos Conversar sobre Demência”, visa conscientizar a população sobre sintomas do Alzheimer, modos de diagnóstico e formas de tratamento.

(Em anexo maiores informações sobre a Campanha)

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica da UEL

Data: 12/09, quinta-feira

Horário: 20h30min

Local: Teatro Universitário Ouro Verde

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) à venda no Teatro Ouro Verde dias 10, 11 e 12 (das 14h às 19h)

Aguarde, carregando...
carregando...