Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Apresentação dos bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi em Londrina Apresentação dos bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi em Londrina

Apresentação dos bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi em Londrina

Saturday, 06 de September de 2008
Categoria: agenda
Data: Saturday, 06 de September de 2008

Os bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se apresentarão dia 6 de setembro no Teatro Ouro Verde, em Londrina. Vão trazer os espetáculos ”Balé Chopiniana” e uma suíte do balé ”O Quebra-Nozes”. O primeiro, também conhecido como ”Les Sylphides”, foi coreografado pelo russo Mikhail Fokine em 1909.

Trata-se de balé à luz da lua em um ambiente clássico onde um jovem sonhador, sempre em busca do novo, dança em meio às sílfides, que são seres invisíveis do ar. O balé não tem fragmentos nem partes. É apenas um ato, com a música de Chopin transmitindo a leveza e suavidade da coreografia e ao mesmo tempo demonstrando a delicada interpretação de um estilo romântico.

O balé ”O Quebra-Nozes”, por sua vez, é um dos mais remontados no mundo. A suíte da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil tem como base a versão de Vasily Vainonen de 1934, que por sua vez adaptou o balé coreografado por Marius Petipa e Lev Ivanov sobre a música original de Tchaikovsky.

É o segundo ato de um dos maiores clássicos do balé. Acontece quando Masha e o príncipe Quebra-Nozes são recebidos no reino encantado com uma festa. Então, uma brilhante valsa das flores é executada e diversas etnias comemoram: os espanhóis, os árabes, os chineses, os russos e os franceses.

Vladimir Vasiliev assina a nova versão coreográfica que teve a sua estréia em março de 2006 quando a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil completou seis anos de atividades. Os ingressos para a apresentação estarão à venda nos próximos dias a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para estudantes e aposentados) na loja Capézio (R. Paranaguá, 921, tel. 43 3324-6905).

Fonte: Folha de Londrina