Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
A Roda é Delas com Tia Surica A Roda é Delas com Tia Surica

A Roda é Delas com Tia Surica

Tuesday, 08 de October de 2019
Categoria:
Data Início: Saturday, 12 de October de 2019 às 21:00
Data Término: Saturday, 12 de October de 2019 às 23:59

Por isso esse Samba é pra VOCÊS, que não se cansam de SAMBAR e prestigiar esse nosso encontro, dessa RODA que cada edição que passa vem acumulando mais adeptos. Tradicionalmente dentro do cenário do samba os homens são maioria, presentes sempre ao redor dos sambistas, atualmente as mulheres tentam ocupar novos lugares e espaços em rodas pelo Brasil afora. Saindo de espaços socialmente pré determinados e mostrando que a mulher não é só a que tem samba no pé, mas a que também tem ritmo na mão. A mulherada pede passagem para colocar seu ritmo e força na roda de samba mais bonita e movimentada de Londrina.

Olhando sempre para frente e tentando fazer história, onde fizemos a primeira RODA DE SAMBA inteiramente FEMININA em Londrina e como não poderíamos deixar esse ano sem esse presente para nossos olhos e ouvidos. E teremos conosco a grande pastora da Portela, Tia Surica. Representando a força da feminilidade do Samba. Um pouquinho sobre a nossa grande convidada: Nascida em Madureira, aos 4 anos, já desfilava pela Portela, presa à cintura da mãe Judith, companhada de perto pelo pai, conhecido como Pio.

O apelido “Surica”, foi dado por sua avó, quando ela ainda era pequena. Em 1966, foi puxadora do samba-enredo “Memórias de um Sargento de Milícias”, de autoria de Paulinho da Viola, ao lado de Maninho e Catoni. Em 1980, entrou para a Velha Guarda da Portela, a convite de Manacéa. Até hoje, Tia Surica permanece fiel ao bairro onde nasceu, permanecendo morando em uma vila, bem próxima à sede da Portela. Sua casa, conhecida como “Cafofo da Surica”, é palco de festas memoráveis. Em 2003, aos 63 anos, Tia Surica lançou, pela FINA FLOR, seu primeiro cd cujo repertório reúne a elite de compositores da Portela como Monarco, Chico Santana e Anice. Em 2005, durante um desastrado desfile de sua escola, foi impedida pela diretoria de desfilar, junto com outros baluartes, para que a Portela não estourasse o tempo e perdesse mais pontos, o que causou grande comoção no mundo do samba, gerando muitas críticas ao presidente Nilo Figueiredo. O local é sujeito a lotação, por isso evitem filas e de ficar de fora dessa linda roda que PROMETE. Com isso garanta já o seu lugar na roda pelo SITE ⬇️ ⬇️ ⬇️ www.sympla.com.br/sambadamadrugada.