Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
18ª Semana Nacional de Museus

18ª Semana Nacional de Museus

Wednesday, 20 de May de 2020
Categoria:
Data Início: Friday, 22 de May de 2020 às 14:00
Data Término: Friday, 22 de May de 2020 às 16:00

Foto: Divulgação

A 18ª Semana de Museus é uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. Na região metropolitana de Londrina sob co-organização dos Museus de Arte e Históricos de Londrina, Rolândia, Ibiporã e Cambé a proposta da participação se articula localmente com a temática nacional da semana que é o papel dos museus para o trabalho com a diversidade e inclusão. A programação cultural foi adaptada ao contexto de isolamento social, propondo a realização de atividades online. As inscrições são gratuitas pelo link: https://bit.ly/2Z8cYCc.
As vagas são limitadas a no máximo 100 ouvintes/participantes. Para inscritos (as) haverá certificação da atividade.

No dia 21 de Maio (quinta-feira das 14h às 16h) acontece a APRESENTAÇÃO ONLINE – Apresentação da experiência e roda de conversa com os idealizadores da Inserção da memória Indígena na exposição de longa duração do Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss”.
Na roda de conversa serão abordados aspectos da memória e das formas de vida, no passado e no presente, das três etnias indígenas que habitam esta região há milhares de anos, os Guarani, os Kaingang e os Xetá. Através de uma intensa pesquisa sobre os temas que dialogavam com a exposição, essa intervenção objetivou preencher uma lacuna em sua narrativa histórica, e contar aos visitantes parte da rica história da região e desses povos originários. O conteúdo programático da apresentação será a estruturação da curadoria, sobretudo através da oralidade e a partir da fala dos próprios indígenas, e também a importância da diversidade na narrativa histórica. Os pesquisadores participantes da roda de conversa serão Eduardo Tardeli, Fernanda Nasser, Genilda Rodrigues e Luis Henrique Mioto. Este projeto teve em 2019 patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

No dia 22 de Maio (sexta-feira das 14h às 16h) está programado o Encontro ONLINE entre os Museus Históricos e de Arte e Instituições de Educação Especial. Dentre as instituições participantes estão: Parque Escola Bico Amarelo, Associação Famílias Especiais de Londrina – AFEL, Instituto Não me esqueça, ILES – Instituto Londrinense de Educação de Surdos.
Inscrições gratuitas:
https://bit.ly/2Z8cYCc

Programação 18ª Semana Nacional de Museus – Londrina- Paraná

21/05/2020 – 14h às 16h
APRESENTAÇÃO ONLINE – Apresentação da experiência e roda de conversa com os idealizadores da Inserção da memória Indígena na exposição de longa duração do Museu Histórico, com Museus de Londrina Cambé, Rolândia e Ibiporã.
Local: Plataforma Zoom do Londrina Cultura, sob inscrição prévia e envio do link no dia do encontro online.

22/05/2020 – 14h às 16h
ENCONTRO ONLINE – Inclusão e Diversidade – Encontro entre equipes de Instituições de Educação Especial e dos Museus Históricos e de Arte das cidades de Rolândia, Cambé, Ibiporã, Londrina.
Local: Plataforma Zoom do Londrina Cultura, sob inscrição prévia e envio do link no dia do encontro online.
Para saber mais sobre o tema da 18ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS:
Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, a Semana estende essa celebração, pois conta entre seus objetivos com o de aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país, difundindo as diversas manifestações e referências culturais, promovendo o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural dos municípios, criando experiências significativas aos visitantes.
O tema definido pelo ICOM para a edição de 2020 para o Dia Internacional dos Museus, que será o mote norteador à Semana, é: “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.
http://eventos.museus.gov.br

Fonte: Diretoria de Ação Cultural/Museu de Arte de Londrina