Sexta edição do ‘Eu Ajudo na Lata’ começa nesta segunda-feira (15)

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018 Campanha da Unimed Londrina mobiliza cidade e beneficia instituições

Em 2017, a agente comunitária de saúde Ivani Reis Mateus mobilizou a cidade de Porecatu, região norte do Paraná, para participar da campanha “Eu Ajudo na Lata”, da Unimed Londrina. Ela trabalha no Posto de Saúde Maria Cristina Tavian, na Vila Congo, e quando ficou sabendo da iniciativa que arrecada lacres de lata de alumínio para a compra e doação de cadeiras de rodas, Ivani saiu em busca de lacres e de votos para a enquete da campanha.

Para conseguir os equipamentos de mobilidade, a agente visitou todas as escolas públicas, particulares e creches do município. “As crianças foram as que mais abraçaram a causa e levaram a ideia para suas casas. Comecei a receber lacres de todos os lugares da cidade”, comenta. O resultado foi a arrecadação de 250 garrafas PETs de dois litros cheias de lacres de latas de alumínio, que foram doados para a iniciativa.

O número de cadeira de rodas destinadas às instituições participantes é definido por meio de uma enquete realizada no site da Unimed Londrina. O posto de saúde onde Ivani trabalha recebeu muitos votos e ficou em primeiro lugar. O prêmio: oito cadeiras de rodas.

“Fizemos uma triagem nos quatro postos de saúde da cidade e repassamos as cadeiras para quem precisava com mais urgência. Não achei justo deixar os equipamentos apenas para as pessoas da área de abrangência do posto de saúde onde trabalho. Recebemos a ajuda da população da cidade inteira, então todos têm que ser beneficiados”, defende.

A Unimed Londrina inicia nesta segunda-feira, dia 15, a sexta edição do “Eu Ajudo na Lata”. Para participar basta juntar lacres de latas de alumínio e entregar em qualquer posto de atendimento da Unimed Londrina.

Segundo a gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, nesta edição a Unimed Londrina doará uma cadeira de rodas a cada cinco adquiridas com a venda dos lacres arrecadados. “O objetivo é estimular as doações de lacres para conseguirmos mais cadeiras de rodas. Esta também é uma forma de contribuir ainda mais com a comunidade”, comenta.

Em 2017, a Unimed Londrina distribuiu 29 cadeiras de rodas para sete instituições de Londrina e região: Unidefi (União de Deficientes Físicos), Hospital do Câncer de Londrina, Associação Flávia Cristina, Museu Histórico de Londrina, Lar Padre Leone, Posto de Saúde Vila Congo, Toca de Assis e Secretarias Municipais de Educação de Londrina e Ibiporã.

Fonte: Divulgação