Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Reitoria da UEL completa seis meses de gestão

Reitoria da UEL completa seis meses de gestão

segunda, 15 de dezembro de 2014
Categoria

A administração atual assumiu a universidade em um momento de transição política


Berenice Jordão: “A qualidade se constrói por meio de várias ações”

A gestão da reitora Berenice Quinzani Jordão e do vice-reitor, professor Ludoviko Carnasciali dos Santos completou seis meses nesta quarta-feira (10). Um período de transição política que coincidiu com eleições para presidente, governo de Estado e poder legislativo, cabendo à atual Administração da UEL iniciar uma gestão com um orçamento já aprovado e sem perspectiva de um aporte financeiro. Esse cenário, segundo a reitora, exigiu planejamento interno com o apoio das pró-reitorias no sentido de apontarem ações que pudessem ser executadas sem investimento adicional.

Na área pedagógica houve um planejamento dos cursos de graduação, além de uma discussão mais aprofundada da Educação a Distância que ainda precisa ser mais consolidada. “Está em fase final a primeira proposta de um curso de graduação à distância, que será na área de Computação e estamos com nove cursos de especialização (latu sensu) à distância encaminhados e já aprovados pelo MEC, que serão implementados em 2016 em diferentes áreas”, disse a reitora. A política de desburocratização da UEL iniciada na gestão passada ganhou novos contornos nesses últimos seis meses. No início de 2015, de acordo com ela, será implantada a nova página da UEL na internet que vai proporcionar mais visibilidade e interação com a comunidade interna e externa.

Reposição de pessoal
Neste ano, a UEL completou 43 anos de criação. O que por um lado é motivo de comemoração, por outro gera preocupação. Grande parte dos servidores que ajudou a construir esta Instituição já se aposentou e outros estão em processo de aposentadoria e a reposição deste pessoal não ocorre na mesma proporção, gerando uma defasagem de recursos humanos no quadro de servidores da UEL. A reitora considera este o maior desafio da Instituição.

“Quando falo em maior desafio estou me referindo mais especificamente à reposição de vagas dos servidores técnico-administrativos, já que no caso dos docentes essa reposição ocorre de forma mais automática. No caso dos técnicos, além do processo ser longo, não temos a garantia de que a vaga seja reposta. Isso compromete as atividades rotineiras da Universidade e é falsa a ideia de que há setores onde existem técnicos ociosos e que poderiam ser remanejados. Todos as unidades estão vivenciando esta escassez de pessoal, pois a UEL cresceu em todos os setores”, afirma Berenice Jordão.

Ensino
Segundo Berenice Jordão, graduação e pós-graduação são duas áreas que a UEL tem se projetado nacional e internacionalmente devido ao nível de qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. “E temos o desafio de não só manter esse nível, mas ampliá-lo ainda mais. Além dos rankings nacionais e internacionais que classificam a UEL entre as melhores universidades do Brasil e do mundo, temos dois cursos de graduação, que são Medicina Veterinária e Enfermagem, com nível de excelência internacional, e programas stricto sensu com Conceito 6 pela Capes que também os colocam em nível de excelência, um patamar que a UEL ainda não tinha atingido”,destaca a reitora.

Ela cita ainda que vários programas de mestrado com Conceito 3 subiram para 4, o que possibilita a abertura do doutorado. “Esse avanço é resultado de uma política de capacitação de docentes e investimentos na área. O reconhecimento de nossa pós-graduação está fazendo com que cada vez mais estudantes de países desenvolvidos como França e Canadá venham desenvolver projetos aqui na UEL”, exemplifica.

Berenice defende que a qualidade vai se construindo por meio de várias ações. “Não acredito que vamos atingir a excelência com um único projeto, mas sim com pequenas ações que se estendidas às diferentes unidades e potencializadas podem ter os efeitos desejados. Acreditamos que esse é o caminho para que possamos atingir o nível de excelência ao qual nos comprometemos”, afirmou a reitora. 

Agência UEL