Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Norte do Paraná ganha comunidade de startups

Norte do Paraná ganha comunidade de startups

segunda, 13 de fevereiro de 2017
Categoria: noticia

Iniciativa já integra startups de cidades como Londrina, Maringá e Cornélio Procópio

Diante de um cenário de inovação evidente, o Norte do Paraná ganha sua própria comunidade de startups, modelos de negócios inovadores que vêm aumentando constantemente em toda a região. Trata-se da Redfoot Community, iniciativa que surgiu em Londrina e começou a ser delineada em agosto do ano passado. Aos poucos, startups de Maringá, Arapongas, Cornélio Procópio, Jacarezinho e outras cidades também se uniram à comunidade. Agora, a RedFoot pertence à toda a região, integrando o ecossistema de startups norte paranaense.

O objetivo da comunidade é estimular o compartilhamento e a troca de experiências, o desenvolvimento das startups e seu fortalecimento como negócios, diante de um cenário cada vez mais competitivo. Para tanto, busca integrar as startups a empresas, entidades e outros agentes de fomento à inovação e ao empreendedorismo. Organizada sob a forma de comunidade, a Redfoot também se propõe a contribuir com as startups na busca por investimentos, aceleração, oportunidades e apoio do poder público.

Os criadores da comunidade, Willian Ruivo – da startup Comprecim, e Marlon Pascoal e Roberto Moreira – ex-sócios da startup Adeliveria, vendida para o iFood, lançaram a ideia, que logo ganhou força e foi abraçada pelas startups. “A comunidade de startups na verdade já existia, nós apenas demos a ela um nome e uma identidade para assim ter mais reconhecimento e iniciativas em conjunto, porque aconteciam várias iniciativas isoladas. A região tem um potencial incrível e queremos estimular ainda mais a inovação, que é algo inerente às startups”, explica Ruivo.

Os empreendedores também consideram a importância de startups de toda a região estarem juntas na iniciativa e não isoladas, por cidades. “A RedFoot é uma comunidade que se propõe a integrar, ultrapassando barreiras. As startups passam pelas mesmas dificuldades para crescer em qualquer cidade e têm muito a contribuir umas com as outras, seja com experiências, dificuldades enfrentadas ou conquistas. Por esse motivo pensamos em uma força horizontal, que é a comunidade de startups”, explica Moreira.

A Redfoot foi oficialmente lançada em novembro de 2016, durante o evento ECO.TIC, maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região, que contou com a presença de startups durante a programação e também na área de exposições. “Somos uma comunidade feita de empreendedores para empreendedores. Queremos assim nos posicionar para o país e alcançar a evidência que nossa região merece”, diz.

Meetups

Dentre as ações realizadas pela RedFoot estão os chamados Meetups, encontros em ambientes descontraídos para promover a integração e o networking de startups, empresas, entidades e pessoas interessadas em contribuir com a comunidade. Geralmente com uma mini palestra sobre um tema ligado às startups, os meetups RedFoot são realizados mensalmente. O próximo está marcado para o dia 16 de fevereiro, na R2 Choperia (Rua Fernando de Noronha, 1376).

Para conhecer mais sobre a RedFoot acesse www.redfootbrasil.org.

Fonte: Divulgação