Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Sesc Sonoro apresenta: Cadência Sincopada

quinta, 04 de maio de 2017
Categoria

Oficina musical e show fazem parte da programação

Sesc Sonoro apresenta: Cadência Sincopada - LondrinaTur

Cadência Sincopada

O projeto Sesc Sonoro veio para fomentar e ampliar a cena musical da cidade, seja fazendo-se conhecer os músicos da região ou de outros lugares do Brasil.

No dia 6 de maio, pela manhã, o Cadência Sincopada (Londrina) irão ministrar uma oficina musical intitulada “Prática e vivência do samba sincopado”.  O objetivo é oferecer aos participantes vivências teóricas e práticas sobre o samba sincopado, usando como referência o sambista que foi um dos maiores representantes deste estilo, João Nogueira. A participação é gratuita.

Já no período da tarde o grupo faz o show “Do jeito que o samba mandou”, com bate-papo após a apresentação. O espetáculo é um passeio pelo repertório do cantor e compositor João Nogueira. Tem duração de aproximadamente 60 minutos e conta com a a voz feminina de Silvia Borba como intérprete, grupo de cordas (violão, cavaco e bandolim e percussão).

João Nogueira, músico carioca, nascido em 12 de novembro de 1941, falecido em 5 de junho de 2001, foi um entusiasta da cultura do samba. Como compositor, teve como o seu maior parceiro, o célebre letrista Paulo César Pinheiro e interpretou grandes nomes da história do samba, tais como Monarco, Noel Rosa, Geraldo Pereira. Suas influências musicais vem de seu pai, João Baptista Nogueira, alcunhado de mestre, por figuras como Noel Rosa e Pixinguinha. Durante toda sua trajetória musical foi um ativista ferrenho do samba e por isso um dos fundadores do Clube do Samba. O repertório apresenta João Nogueira como compositor e intérprete, procurando mostrar vários estilos do nosso samba (partido alto, samba de breque, gafieira, samba exaltação), através da musicalidade sincopada do artista.

Fonte: Divulgação