Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
SESC Cadeião recebe Jacques Fux (MG) e Marcelo Maluf (SP) para abertura do projeto Arte da Palavra

SESC Cadeião recebe Jacques Fux (MG) e Marcelo Maluf (SP) para abertura do projeto Arte da Palavra

quarta, 28 de junho de 2017
Categoria: noticia

Com o objetivo de “apresentar o Brasil pro meio da Literatura”, Arte da Palavra acontece em todo o país. Em Londrina, abertura acontece na sexta-feira, 30, às 19h30

SESC Cadeião recebe Jacques Fux (MG) e Marcelo Maluf (SP) para abertura do projeto Arte da Palavra - LondrinaTur

Na próxima sexta-feira, 30, a cidade de Londrina recebe os escritores Marcelo Maluf (SP) e Jacques Fux (MG) para a abertura do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. Com um grande objetivo em vista, o projeto busca traçar um mapa da literatura produzida no Brasil, promovendo o trabalho de escritores e artistas da palavra de todas as regiões do país. Ao todo, a agenda conta com 182 encontros, que serão realizados em escolas e nas unidades do Sesc.

O projeto se organiza em três eixos: Circuito de Autores, de Oralidades e de Oficinas. Para o primeiro circuito no Paraná, os autores Marcelo Maluf (SP) e Jacques Fux (MG) se encontram em mesas de bate-papo nas cidades de Ivaiporã, Apucarana, Cornélio Procópio e Londrina. O objetivo deste primeiro circuito é apresentar diversidade de vozes que compõem o espectro literário brasileiro atual, abrindo espaço nas diferentes comunidades literárias pelo país e incentivando, entre o público, o hábito da leitura e, também, o interesse pela atividade da escrita.

Marcelo Maluf e Jacques Fux, escolhidos para circular pelo norte do estado, são expoentes de uma jovem safra de escritores do Brasil. Com lançamentos recentes na bagagem,  “Meshugá” (Fux) e “A imensidão íntima dos carneiros” (Maluf), os autores apresentarão neste debate a busca investigativa de uma ancestralidade imigrante perdida (a libanesa de Maluf e a judaica de Fux). Os livros, apesar da grande diferença de estilo e formato, têm como fio condutor um sentimento supostamente hereditário, no caso de um, o medo, no do outro a loucura.

Ficção, biografia e autobiografia criam uma interessante trama narrativa que pode ser rica em questionamentos por parte dos leitores e abrem uma grande margem de interpretação sobre as obras em si mesmas e sobre como os autores se inserem nela.

Em Londrina, a primeira etapa do Arte da Palavra, acontece na sexta-feira, 30, em dois horários, às 14h30 com os estudantes de escolas da cidade e mais tarde, às 19h30, a atividade é aberta ao público geral.

Circuitos de Oralidades e Criação Literária

Em Agosto, Londrina ainda recebe mais duas etapas do projeto. No circuito de Oralidades, o cordelistas Sérgio Bahialista (BA) é o convidado para apresentar os aspectos das manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia.  Além dele, o escritor Dennis Randünz (SC) também vem à cidade para o Circuito de Criação Literária. Com duração de uma semana, a etapa oferecerá uma oficina de instrumentalização  para o desenvolvimento da escrita e busca, assim, dar condições para o desenvolvimento de novos talentos literários.

Escritores do Paraná pelo Brasil

Entre escritores e artistas da palavra, o estado do Paraná está representado no projeto Arte da Palavra por Luci Collin, Glória Kirinus, Julie Fank, Oscar Nakasato, Rogério Coelho, Marcos Peres, Cezar Tridapalli, Luís Pellanda e Ana Paula Maia. Ao longo do ano, eles e elas devem circular pelo Brasil, distribuídos em 13 dos departamentos regionais onde o SESC atua.

Sobre o Projeto

O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é uma idealização do Departamento Nacional do Sesc em Parceria com 13 Departamentos Regionais, e o Sesc Paraná é um dos curadores do projeto. Estas e outras informações estão disponíveis em http://www.sesc.com.br/portal/site/artedapalavra

Fonte: Divulgação