Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
CineSesc e Defensoria Pública do PR em Londrina apresentam: Branco Sai, Preto Fica

CineSesc e Defensoria Pública do PR em Londrina apresentam: Branco Sai, Preto Fica

segunda, 07 de novembro de 2016
Categoria

Filme será exibido no Sesc Cadeião Cultural, dentro da programação do projeto CineSesc

CineSesc e Defensoria Pública do PR em Londrina abrem o debate sobre o racismo institucional no mês da consciência negra, a partir da exibição do premiado longa-metragem “Branco Sai, Preto Fica”, do diretor brasiliense Ardiley Queirós.

O filme será exibido no SESC Cadeião Cultural, dentro da programação do projeto CineSesc, e em seguida haverá um bate-papo do público presente com membros e convidados da Defensoria Pública do PR em Londrina.

O longa narra a história de Marquin e Sartana, dois homens negros moradores da periferia de Brasília, que ficaram marcados por uma ação criminosa e racista da polícia, durante um baile de black music nos anos 1980. A narrativa do filme propõe novas possibilidades de falar do passado, levando com consideração o presente e ressignificando o próprio futuro, numa trama que mescla elementos do cinema documental, como também do ficcional. A singularidade do filme lhe rendeu importantes prêmios da cinematografia nacional e estrangeira.

O bate-papo com o público contará com a presença dos seguintes convidados:

Leandro Claudino Palmares, compositor, cantor e líder do grupo Família IML – Inspiração, Música e Lição, lançado em 2012, sendo o seu primeiro CD, homônimo. O grupo teve início em 1999 e já realizou shows em São Paulo, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Maringá e outras cidades brasileiras. Leandro apresenta o programa Planeta Hip Hop pela Rádio UEL FM e participa de vários projetos culturais nas periferias de Londrina.

José Mendes Palmares, integrante do Movimento Negro de Londrina. Mendes tem militado nas causas raciais há diversos anos, sempre na perspectiva de valorização do negro em Londrina e do resgate da cultura afro no Paraná.

Elisabete Aparecida Arruda Silva, Defensora Pública. Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atua como Defensora na Defensoria Pública do Paraná em Londrina, onde também exerce o cargo de Coordenadora da Sede. Elisabete trabalha na perspectiva da defesa e garantia de direitos dos adolescentes em conflito com a lei no Município de Londrina e distritos da região.

Fonte: Divulgação