Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Caranguejo Overdrive e o Poeta que Pariu: vem aí o Palco Giratório

Caranguejo Overdrive e o Poeta que Pariu: vem aí o Palco Giratório

terça, 25 de abril de 2017
Categoria

Maior rede de intercâmbio em Artes Cênicas da América Latina

É realizado em Londrina, do dia 25 a 27 de abril, o Palco Giratório, maior rede de intercâmbio em Artes Cênicas da América Latina, que chega em sua 20ª edição.  Desde sua criação em 1998, o projeto cumpre com importantes diretivas do SESC, intensificando a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos por todos os estados, tanto nas capitais quanto nos interiores, e fomentando a criação artística e valorização da cultura brasileira. Além de espetáculos de diversos gêneros e destinados a todas as faixas etárias, uma vasta programação de oficinas, mesas-redondas e palestras é realizada com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados, promovendo uma troca de experiências enriquecedoras.

Caranguejo Overdrive | Aquele Cia. (Rio de Janeiro/RJ)

Caranguejo Overdrive e o Poeta que Pariu: vem aí o Palco Giratório - LondrinaTur

Foto: Elisa Mendes

25 e 26 de abril, às 20h | Gratuito. Ingressos distribuídos com 1h de antecedência de cada apresentação.

Caranguejo Overdrive conta a história de Cosme, ex-catador de caranguejos no mangue carioca da metade do século XIX. Convocado para integrar as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, enlouquece no campo de batalha, volta ao Rio e encontra uma cidade em grande transformação. Ele é um homem, ou um caranguejo, ou um soldado, ou um operário. Mergulhado na guerra, sofre um colapso; de volta à cidade onde nasceu, encontra um Rio de Janeiro em convulsões urbanísticas – uma cidade, para ele, irreconhecível e com sabor de exílio. Cosme, ex-combatente da Guerra do Paraguai, dispensado por ter enlouquecido na batalha, volta nos anos 1870 ao Rio. Procura o Mangue – a parte da cidade então chamada Rocio Pequeno, hoje a Praça 11 – e se emprega na construção do canal que representou a primeira grande obra de saneamento do Rio. Mais uma vez é presa de uma crise – abandona tudo, vaga pela noite, mergulha no delírio. Apanhado por uma tempestade dessas tão conhecidas dos cariocas, torna-se enfim um caranguejo. Mais duas referências se impõem na proposta de Caranguejo Overdrive – a primeira, a do Manguebeat de Chico Science, uma fusão de música eletrônica e tambores de maracatu. Mais uma vez, a música em cena compõe a performance, com Felipe Storino (guitarra e direção musical) à frente. São todas canções/trilhas originais, dialogado com a performance dos atores.

Caranguejo Overdrive e o Poeta que Pariu: vem aí o Palco Giratório - LondrinaTur

Foto: Divulgação

Aquela Cia de Teatro

O grupo celebra dez anos de existência com uma ocupação do Espaço SESC (RJ) em junho/julho de 2015 onde estreou Caranguejo Overdrive e Laio & Crísipo. Em Janeiro de 2016 realiza uma segunda ocupação, apresentando seu repertório na reabertura do Teatro Serrador (RJ). Caranguejo Overdrive participou ainda da reinauguração da Casa da Gávea (RJ) em agosto, do festival Interculturalidades em setembro e do FIAC (Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia) em outubro. Esse espetáculo, depois de obter um enorme sucesso de público e crítica, recebeu 4 indicações ao Prêmio Shell (direção , texto , ator e atriz), 4 ao Prêmio APTR (melhor espetáculo, direção , texto e ator) – vencedor em ambos nas categorias direção, texto e atriz; e 5 ao Prêmio Questão de Crítica ( melhor espetáculo , direção , texto , atriz e direção musical) e foi eleito um dos melhores espetáculos de 2015 pelo jornal O Globo e pela revista Veja.

Caranguejo Overdrive e o Poeta que Pariu: vem aí o Palco Giratório - LondrinaTur

Foto: Divulgação

Ficha Técnica

Direção: Marco André Nuns

Texto: Pedro Kosovski

Elenco: Carol Virquez, Eduardo Speroni, Matheus Correia, Fellipe Marques e Alex Nader

Músicos: Felipe Storino, Maurício Chiari, Pedro Kosovski

Direção musical: Felipe Storino

Iluminação: Renato Machado

Produção: Núcleo Corpo Rastreado

Duração: 80 minutos.

Classificação: 16 anos.

 

Poeta Que Pariu | Cia. Teatro de Garagem (Londrina/PR)

Caranguejo Overdrive e o Poeta que Pariu: vem aí o Palco Giratório - LondrinaTur

Foto: Divulgação

27 de abril, às 20h | Gratuito. Apresentação em espaço aberto.

Poeta que Pariu é fruto de um trabalho de composição cênico-musical que a Cia. Teatro de Garagem labora desde 2013, e que teve como mote primeiro as canções autorais de integrantes do grupo, e algumas intervenções teatrais surgidas no evento Não Estacione: Sarau na Garagem. A partir de um estudo cênico dessas músicas a dramaturgia do espetáculo foi se construindo e se ampliando sob influências múltiplas, tais como: observação de moradores de rua, poesias de grandes poetas/poetisas consagrados e de poetas/poetisas marginais do país, noticias de jornais locais sobre intolerâncias, e vivências da militância do teatro de rua e da diversidade sexual em Londrina e no Brasil. A dramaturgia do espetáculo é inspirada em canções autorais do grupo e nestas figuras arquetípicas da rua. Dessa inspiração surgem quadros que encenam, de modo fragmentado e surreal, o encontro cotidiano de um bando de rua e seus embates pelo direito ao uso do espaço público, enfrentando com poesia as forças de normatização do privado sob o mote da segurança, do controle e do desprazer.

Caranguejo Overdrive e o Poeta que Pariu: vem aí o Palco Giratório - LondrinaTur

Foto: Divulgação

Cia Teatro de Garagem

Fundada em 2006, a Cia. Teatro de Garagem realiza um trabalho continuado na cidade de Londrina/PR, que propõe um mosaico articulado entre a pesquisa cênica (espetáculos em palco italiano, ocupação de espaços alternativos de cena e teatro de rua), pesquisa pedagógica (Cursos Livres / Curso de Iniciação Teatral e montagens autorais com seus alunos) e produção de eventos e encontros culturais. O grupo conta com nove espetáculos teatrais em seu currículo, com os quais já percorreu pelos estados do Paraná e São Paulo, com participação em festivais, encontros e através de editais de incentivo à cultura, como o PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina e o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz. O grupo possui apoio cultural da Vila Cultural ALMA Brasil, do Centro Esportivo de Capoeira Angola – Londrina (CECA), do Movimento dos Artistas Culturais de Londrina (MARL) e do grupo Elity Trans.

Caranguejo Overdrive e o Poeta que Pariu: vem aí o Palco Giratório - LondrinaTur

Foto: Divulgação

Ficha Técnica

Direção, Cenário e Figurino: Cia. Teatro de Garagem

Elenco: Danilo Lagoeiro, Herbert Proença, Melissa Campos, Pedro José e Rafael Avansini.

Dramaturgia: criada pelo grupo, com colagens de textos de André Abujamra e Jô Bilac, bem como fragmentos do Manifesto da Antropofagia Periférica, de Sérgio Vaz, além de fragmentos de textos de Bashô e Carolina Maria de Jesus.

Músicas

Lelê para Maculelê: Música e letra de Herbert Proença

O Bando: Letra de Herbert Proença e música do grupo

Cinza Patrimônio Público: Música e letra de Herbert Proença e Rafael Avansini

Poeta da Fome: Música e letra de Pedro José

A Rua é do Povo: Música e letra de Everton Bonfim

Produção: A Cor da Terra Produções Artísticas

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

Fonte: Divulgação