Umectação capilar: conheça o tratamento à base de óleos capaz de recuperar fios ressecados

segunda-feira, 13 de novembro de 2017 Processo nada mais é que um banho de óleo nos cabelos

Cabelos ressecados e secos são uma realidade vivida por muitas pessoas. Os fios secos são aqueles que sofrem com a pouca produção de oleosidade natural do couro cabeludo, já o ressecamento aparece quando o pH do cabelo é alterado por ações externas, em que as cutículas são dilatadas e os fios ficam desprotegidos e, consequentemente, ressecados.

A boa notícia é que a umectação capilar chegou para se tornar a solução dos cabelos secos e ressecados. Não sabe o que é umectação capilar? Tudo bem, a gente explica: a umectação nada mais é do que um banho de óleo nos cabelos. É um tratamento à base de óleo vegetal capaz de nutrir os cabelos, repor a oleosidade necessária e recuperar os fios danificados por químicas e demais fatores.

A umectação pode substituir a etapa de nutrição do cronograma capilar e é ideal para todos os tipos de cabelo, especialmente os cacheados, crespos e crespíssimos, que são mais secos que os demais, pois sua curvatura impede que a oleosidade natural da raiz chegue às pontas.

Por que usar óleos vegetais para fazer umectação?

É imprescindível que a umectação capilar seja feita com óleos vegetais, como de argan, coco, manga, rícino, abacate, oliva, girassol e outros. O uso de óleos puros, que não contenham nenhum outro tipo de agente em sua composição, garante que as vitaminas naturais presentes nos óleos vegetais sejam absorvidas e nutram os cabelos completamente e de maneira saudável. Além disso, o óleo 100% vegetal não aumenta a oleosidade do couro cabeludo.

No mercado de cosméticos para cabelos, além dos óleos vegetais, há opções de maioneses capilares, também ricas em óleos e proteínas, que podem ser usadas para fazer a umectação, especialmente se o cabelo apresenta um aspecto extremamente ressecado. É importante dizer que o excesso de óleo pode pesar os fios, por isso, é interessante incluir a umectação dentro de um cronograma capilar e intercalar o tratamento com hidratações e reconstruções para manter a saúde dos cabelos.

Como fazer umectação corretamente nos cabelos?

Existem duas formas de fazer umectação. A primeira é realizada antes de lavar os cabelos, aplicando o óleo de umectação de sua preferência mecha por mecha. Basta enluvar o comprimento dos fios e massagear o couro cabeludo para incentivar a circulação sanguínea. Após deixar agir por 30 minutos, basta prosseguir com a lavagem como de costume.

A segunda forma é chamada de umectação noturna. Essa maneira é perfeita para quem não tem tempo em sua rotina para cuidar dos cabelos, pois os fios são nutridos e revitalizados durante o sono. Para isso, basta aplicar o óleo de umectação de sua preferência, mecha por mecha, massageando o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea. Em seguida, remova o excesso com uma toalha e coloque uma touca de banho ou uma camiseta em volta dos cabelos (não use touca térmica). No dia seguinte, lave os cabelos com seu shampoo e condicionador preferidos.

A umectação capilar é um ótimo tratamento para garantir cabelos nutridos, brilhosos, saudáveis e livres de ressecamento. Inclua a umectação em sua rotina de cuidados e sinta a diferença!

Fonte: Divulgação