Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Saúde orienta londrinenses sobre vacinação contra Febre Amarela

Saúde orienta londrinenses sobre vacinação contra Febre Amarela

segunda, 16 de janeiro de 2017
Categoria

Orientação é para que as pessoas verifiquem se estão em dia com a vacina contra a doença, principalmente as que vão viajar para áreas de risco

Devido ao surto de Febre Amarela em algumas regiões do Brasil, principalmente em parte de Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina orienta que as pessoas verifiquem se estão em dia com a vacinação contra a febre amarela, principalmente as que têm viagem planejada para áreas silvestres, rurais ou de mata. A imunização deve ser feita no mínimo 15 dias antes da viagem, no caso de primeira vacinação.

Em Londrina, a vacinação pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúdes (UBSs) do Município. O Ministério da Saúde definiu a manutenção do esquema de duas doses da vacina contra a Febre Amarela no Calendário Nacional, sendo uma dose aos noves meses de idade e um reforço aos quatro anos.

Segundo a coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, no caso de adultos ainda não vacinados são aplicadas duas doses, com intervalo de 10 anos entre elas. A coordenadora informou ainda que o Programa Nacional de Vacinação (PNI) não recomenda a vacina para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade; para grávidas; pessoas alérgicas à gelatina e ovo; e para aquelas que têm mais de 60 anos, com doença crônica instável.

Sobre a doença

A Febre Amarela é causada por um vírus transmitido pela picada de um mosquito. No Brasil, os casos desta doença são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo. Por isso, os sintomas, sinais e evolução da doença também são iguais. A diferença está apenas nos mosquitos transmissores e na forma de contágio.

A febre amarela silvestre é transmitida por mosquitos dos gêneros Haemagogus e o Sabethes, que vivem nas matas e na beira dos rios. Eles picam macacos contaminados e depois as pessoas. Já a febre amarela urbana é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti ao homem. Contudo, segundo o Ministério da Saúde, desde 1942 não há registros deste tipo de transmissão.

Sintomas

De acordo com informações do Ministério da Saúde, os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, dor de cabeça, nas costas e no corpo em geral, calafrios, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Nos casos mais graves a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. A Febre Amarela pode levar à morte em cerca de uma semana, caso não seja tratada de forma rápida.

Fonte: N.Com