Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina entre as melhores para grandes negócios

Londrina entre as melhores para grandes negócios

quinta, 08 de dezembro de 2016

ONG Endeavor Brasil avalia mais de 30 municípios brasileiros para empreendedorismo

A Revista Exame (edição 1126) publicou, recentemente, um ranking realizado pela Organização Internacional de Fomento ao Empreendedorismo (ONG Endeavor Brasil) das melhores cidades do país para empresas com alto potencial de crescimento. Londrina está na 19ª posição entre as cidades brasileiras mais bem preparadas para receber grandes negócios. 

A classificação compara os avanços das cidades brasileiras nos anos de 2015 e 2016, avaliando 60 indicadores, agrupados em sete pilares que influenciam o empreendedorismo: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

O ranking considerou 32 cidades brasileiras que concentram 40% do PIB e 41% das 31.000 empresas do país, de diversos setores, que ampliam o número de funcionários em mais de 20% ao ano.

Londrina ocupa a 17ª e 19ª posição na classificatória, entre os anos de 2015 e 2016, respectivamente, com 5,71 pontos de evolução anual. Entre as cidades paranaenses que participaram do levantamento estão Maringá, em 9ª colocação, e Curitiba, em 15ª, no ranking de 2016. A primeira colocação em 2015 e 2016 ficou com São Paulo, com 8,49 pontos de crescimento anual.

“A cultura empreendedora da cidade e o preparo para se receber grandes negócios tem reflexo no turismo de eventos e negócios de Londrina. Turismo não é só lazer e a nossa agenda cultural, técnico- científica mostra isto. São milhares de eventos de todos os tamanhos e formatos, em segmentos diversos como no agronegócio, tecnologia, saúde, realizados anualmente em Londrina, consequência dos nossos centros geradores de informação, pesquisa e inovação e do dinamismo da cidade”, comenta o presidente do Londrina Convention Bureau (LCB), Reinaldo Junior.

A pesquisa da Endeavor também apresentou um levantamento realizado pela Rede Cidade Digital, movimento de um grupo de voluntários para o incentivo da inovação do poder público. A pesquisa afirmou que apenas um dos prefeitos eleitos em 2016 nas 32 cidades da pesquisa não prometeu incentivos à tecnologia. Dos novos mandatários, todo o restante abordou o tema em seu plano de governo.  

Fonte: Revista Exame