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A importância do Turismo como fator de desenvolvimento

A importância do Turismo como fator de desenvolvimento

quinta, 13 de outubro de 2016

Londrina precisa, aos poucos, se consolidar como um destino para diversos segmentos da atividade turística

A importância do Turismo como fator de desenvolvimento - LondrinaTur

A globalização da economia, o desenvolvimento tecnológico e o consequente aprimoramento dos meios de transporte e de comunicação, entre outros fatores, facilitam e estimulam a movimentação turística local e, de modo especial, os deslocamentos para fins de conhecer, trocar informações, promover e gerar negócios.

Sendo assim, Londrina precisa, aos poucos, se consolidar como um destino para diversos segmentos da atividade turística. Este fato demonstra avanço no conceito do planejamento turístico, inserindo nossa cidade nos circuitos de grandes eventos, por meio de muitos projetos, no circuito de destinos turísticos brasileiros.

Ações como o Projeto das Rotas do Café e do Agronegócio, a criação do Núcleo de Turismo de Londrina, a realização de grandes eventos, estudos de viabilidade para o Centro de Convenções, dentre outras ações, contribuem para o fortalecimento do turismo, possibilitando a geração de renda, emprego e desenvolvimento social e econômico.

No entanto, a consolidação desse segmento para a contribuição do desenvolvimento local exige uma melhor estruturação e organização relacionada à oferta de políticas públicas, aliadas a iniciativas privadas, ao envolvimento da sociedade civil organizada.

O que se percebe é que, nos últimos anos, urge a necessidade da cidade ampliar seu potencial competitivo, a partir da oferta de espaços mais amplos e adequados à realidade dos eventos que ocorrem no Brasil e no exterior. Sendo assim, a proposta de construção de um Centro de Convenções, amplo, versátil e adequado à realidade do mercado, o que, de fato, se consolidaria como um vetor de desenvolvimento de Londrina e sua região de influência.

A possibilidade de atração de eventos, sem dúvida, mostra-se como uma grande oportunidade para a cidade em todos os sentidos. A partir da geração de fluxo turístico, naturalmente, poderá ser notado o desenvolvimento dos indicadores socioeconômicos, a geração de novos negócios na cidade e região, além da geração de tributos que contribuirão para o desenvolvimento social.

O que defendemos é que o investimento em equipamento deste, sem dúvida, potencializa a capacidade da cidade de sediar eventos. Desta forma, estima-se que o retorno do investimento, tanto do ponto de vista público quando privado, é garantido, uma vez que o Centro de Convenções abre possibilidades de realização de negócios tanto no âmbito do turismo como em outros setores da economia.

Dada a importância do segmento na geração de benefícios para os destinos e comunidades, a esfera do governo municipal, pode contribuir para o desenvolvimento do Turismo. São várias as formas possíveis de participação, tais como:

  • Reforçar diretoria de turismo da Codel, com ênfase na atuação com as entidades setoriais, para tratar de assuntos pertinentes ao turismo no âmbito dos órgãos oficiais de turismo – Contratação de técnicos e turismólogos ;
  • Proposição e coordenação de políticas específicas para o desenvolvimento e estruturação do turismo, considerando os principais potencialidades de Londrina e região – Fundo de turismo, Inventário Turístico, Elaboração do Plano Municipal de Turismo e Observatório do turismo;
  • Desenvolvimento e manutenção de infraestrutura de apoio ao turismo – aeroporto, autódromo, ginásios, centro de convenções, parques públicos, teatro municipal, estádio do café, transporte público, segurança, estradas e acessos, sinalização, comunicação e vários outros;
  • Investimento na promoção e no apoio à comercialização dos eventos e do destino, incentivando e viabilizando a participação do setor privado: produção de material promocional, feiras profissionais, viagens de familiarização, seminários de vendas, campanhas de publicidade e outros;
  • Investimento em pesquisas de mercado e planos de marketing – Cidades dos Eventos;
  • Direcionamento de recursos oriundos do setor público direcionados para o segmento, por meio de entidades representativas tais como Convention Bureaux, Abrasel, ABAV e outras associações de classe eliminando a necessidade de criação de Secretaria do Turismo;
  • Criação de políticas de incentivo para os investimentos privados Centro de convenções, Centros de eventos, centros de informações turísticas;
  • Promoção, apoio e incentivo a ações de capacitação das empresas e parceiros atuantes no segmento – cursos, treinamentos, visitas técnicas e missões empresariais;
  • Integração com as entidades representativas do segmento – Casa do Turismo (onde estariam todas entidades representativas do turismo;
  • Desburocratização dos processos para eventos – informatização interligando todos os órgãos responsáveis pelas autorizações e alvarás.

FIPE – Fundação e Instituto de Pesquisas Econômicas avaliou:

Turismo em Números

  • 25,3% dos turistas que visitam o país estão em busca de negócios;
  • 76,8% das empresas que trabalham com espaços de eventos é micro e pequenos negócios;
  • 81,2% das empresas organizadoras de eventos são micro e pequenos negócios.
  • Em 2013 acordo com a ABEOC e SEBRAE
  • R$ 209,2 bilhões foi o que gerou o mercado de eventos no país;
  • 590 mil eventos nacionais e internacionais foram realizados no Brasil;
  • 95% desses eventos foram realizados no âmbito nacional;
  • 202,2 milhões de pessoas participaram desses eventos;
  • R$ 48,7 bilhões foram gerados em impostos;
  • 7,5 milhões de empregos diretos e indiretos;
  • 4,3% foi a representatividade do PIB no país; Turista de Negócios
  • No primeiro semestre de 2015, o segmento de turismo de negócios e eventos apresentou um aumento de 7,8% comparado ao mesmo período de 2014;
  • O gasto de viajantes com hospedagem, transporte, alimentação, serviços e outras dezenas de segmentos somou R$ 6,95 bilhões de janeiro a junho desse ano no Brasil;

Isso demonstra que, mesmo em tempos de dificuldades, o número de eventos como feiras e exposições não irão diminuir. Esse é o momento que o Poder Público poderá investir na divulgação de sua marca, e Londrina possui isso muito forte e de credibilidade.