Curso ‘Idoso Conectado’ abre novas turmas

terça-feira, 10 de abril de 2018 Formação é gratuita e voltada para pessoas com 60 anos ou mais; ainda este mês, será promovido novo encontro do projeto Cinema Intergeracional

Com o objetivo de auxiliar as pessoas com 60 anos ou mais, com o uso de celulares e seus aplicativos, a Secretaria Municipal do Idoso abriu novas turmas do “Projeto Idoso Conectado - Celular, redes sociais e aplicativos”. O curso é gratuito e foram disponibilizadas 10 vagas para o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Leste e 15 para o CCI Oeste.  Porém, como a procura é grande haverá listas de espera nos dois locais.

No CCI Oeste o curso iniciará nesta quarta-feira (11), na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes, e se estende nos dias 18 e 25 de abril e 2 de maio, sempre das 13h30 às 16h45. Os idosos podem se inscrever por meio do telefone (43) 3375-0334.

Já no CCI Leste inicia na quinta-feira (12), na Rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz, e prossegue nos dias 19 e 26 de abril e 3 de maio, no período da manhã, das 9 às 11h45. Neste caso as inscrições devem ser feitas no telefone 3375-0307. O ministrante das aulas será o gerente de Atenção à Pessoa Idosa, Cleir Brandão. Para participar, é necessário que os idosos levem celular smartphone.

A secretária municipal do Idoso, Nadia Oliveira de Moura, informou que o objetivo da formação é possibilitar que os idosos tenham mais conhecimento sobre os aparelhos celulares e os aplicativos disponíveis no mercado. “A intenção é que eles se mantenham incluídos digital e socialmente, possibilitando que tenham mais autonomia e acesso à informação”, disse.

Cleir Brandão informou que serão repassadas tanto orientações básicas, sobre como ligar o aparelho, fazer ligações e adicionar novos contatos, até manusear aplicativos e redes sociais. “Além disso, muitos idosos têm demandas específicas, que podem ser levadas para o curso”, lembrou.

Sessão de Cinema

Durante este mês, a Secretaria Municipal do Idoso vai promover mais um encontro do projeto Cinema Intergeracional com Pipoca e Chá. No CCI Oeste será nesta quarta-feira (11), às 14 horas, e no CCI Leste no dia 25, no mesmo horário. Qualquer idoso pode participar gratuitamente da tarde de lazer e levar um convidado, não sendo necessário fazer inscrição prévia. Será servido pipoca e chá durante a sessão do filme.

O objetivo da iniciativa é estimular a sociabilização e estreitar os laços entre os frequentadores do espaço e seus netos, familiares e amigos. O projeto foi iniciado neste ano e vem sendo desenvolvido regularmente nos CCIs Leste e Oeste de Londrina.  Segundo Cleir Brandão, o projeto visa estimular a interação social entre os idosos, familiares e pessoas de idades diversas, para a construção de um hábito que seja positivo, principalmente para que as crianças entendam o contexto de atendimento aos idosos e tenham mais respeito e atenção para com eles.

Fonte: N.Com