Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Festival de Dança: na segunda, a noite é de produção local

Festival de Dança: na segunda, a noite é de produção local

segunda, 09 de outubro de 2017
Categoria

'DonAntônia', 'Dança Londrina' e 'Boomerang' são os espetáculos programados para este dia 9

No Festival de Dança de Londrina, a segunda-feira (9) é dia de mostrar o que se está fazendo em dança e arte na região. Serão dois momentos distintos que contemplam teatro, música e dança. A programação começa às 19h30, na Usina Cultural, com a apresentação do espetáculo “DonAntônia”, do Núcleo Às de Paus (Londrina-PR). E continua às 20h30, no Teatro Ouro Verde, com a mostra local “Dança Londrina” e o espetáculo “Boomerang”, do Ballet da Secretaria de Cultura de Ibiporã.

Festival de Dança: na segunda, a noite é de produção local - LondrinaTur

DonAntonia (Foto: Thaisa Pucca)

“Donantônia” é o terceiro espetáculo do Núcleo Às de Paus, que vem sendo construído desde 2014 e estreou no ano passado. A montagem possui como foco elementos de prolongamento do ator – bastões, máscaras e pernas de pau – e investigações sobre a construção e direção coletiva. A escritora paulista Yara Camilo elaborou o texto de acordo com o desenvolvimento do trabalho. A direção musical é de Thunay Tartari, que concebeu canções originais para o espetáculo. No espaço da Usina, Antônia convida o público a comer um pedaço de bolo e tomar um cafezinho.  Aquele que aceita o convite acaba descobrindo um mundaréu de lembranças que se espalham pelos cantos e vãos da casa desta anciã. As lembranças, companheiras da solidão de Antônia, abraçam-na e, em forma de acalanto, trazem à memória da senhora o despertar de seu passado-mais-que-presente.

Festival de Dança: na segunda, a noite é de produção local - LondrinaTur

Seven Hachi (Foto: Arquivo Pessoal)

Já no Ouro Verde, a noite começa com a mostra “Dança Londrina”, com apresentação de cerca de uma dezena de grupos e artistas independentes locais, que estarão exibindo grande versatilidade de linguagens e estilos – do hip hop à dança árabe, do balé clássico ao contemporâneo. Dentre os participantes, está o grupo de dança urbana Seven Hachi, que mostra a performance “Pão de Queijo”; a Entrepassos Cia de Dança NAFI/CEF/UEL, trazendo a dança de salão e o ritmo vibrante da salsa; o grupo Sansey Taiko, com os vibrantes tambores orientais e seus dançarinos tradicionais; o professor e coreógrafo Cláudio de Souza, que apresenta com seu elenco o número de dança-teatro “Rua da Saudade”, entre outros.

Festival de Dança: na segunda, a noite é de produção local - LondrinaTur

Entrepassos Cia de Dança (Foto: Joao Paulo Angieuski)

“Boomerang” encerra o programa da noite, com técnicas de modern jazz. O espetáculo é uma reflexão sobre a modernidade e as relações contemporâneas. Por meio de recursos digitais, hologramas interferem diretamente na execução da montagem pelos bailarinos. Assinado pelo coreógrafo Luiz de Paula,  estreou em junho deste ano durante o 5º. Encontro de Dança de Ibiporã.

Festival de Dança: na segunda, a noite é de produção local - LondrinaTur

Boomerang (Foto: Jaime Kaster e Mateus Ciaca)

Bilheteria – Os ingressos para espetáculos do Festival de Dança de Londrina custam R$10 e R$5 (meia-entrada). Eles estão disponíveis na Secretaria da Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380) e Loja Shop Ballet (Rua Pio XII, 64 – loja 3) em horário comercial; na bilheteria no Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85), diariamente, a partir das 16 horas, ou nos espaços dos espetáculos uma hora antes da apresentação. A programação completa e outras informações detalhadas sobre bilheteria estão disponíveis no site www.festivaldedancadelondrina.art.br.

Fonte: Divulgação