Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Corrida de rua: confira dicas de segurança e alimentação para melhores resultados Corrida de rua: confira dicas de segurança e alimentação para melhores resultados Corrida de rua: confira dicas de segurança e alimentação para melhores resultados

Corrida de rua: confira dicas de segurança e alimentação para melhores resultados

terça, 10 de abril de 2018
Categoria:

Antes de começar a atividade, busque informações e consulte-se com médicos e nutricionistas

Se você gosta de correr ou quer iniciar essa atividade física, precisa seguir algumas dicas básicas para que a prática de exercícios seja segura, tanto do ponto de vista físico quanto em relação ao lugar que você vai utilizar para correr. Para te ajudar, selecionamos algumas dicas. Confira.

Consulte especialistas

É de suma importância que você consulte especialistas em nutrição e médicos antes de realizar essa atividade física. Caso queira começar a utilizar algum suplemento em suas atividades, como o BCAA ou outros produtos famosos no mercado, por exemplo, o ideal é se consultar com um nutricionista.

Esse profissional é essencial para indicar a dose ideal e os suplementos mais adequados de acordo com seus hábitos e estilo de vida. Os nutricionistas também podem auxiliar a montar um cronograma alimentar para potencializar seus treinos e manter uma alimentação saudável. Também faça um exame médico, preferencialmente com um cardiologista, e depois passe por um fisioterapeuta para analisar suas articulações.

Faça um treinamento físico funcional

Antes de começar a treinar, é importante que você entenda as técnicas da corrida. Para isso, faça um treinamento físico funcional para a musculatura e as articulações. Você pode procurar um grupo de corrida ou um personal para ter um atendimento mais individual. Sempre comece com treinos mais simples e leves, para depois ir para os mais complexos e pesados.

Escolha um tênis de corrida

Mesmo que você seja um atleta amador, é importante ficar em alerta em relação ao tênis que vai utilizar. Não é argumento só para vender mais: os calçados desenvolvidos para corridas são realmente mais seguros. Eles reduzem o impacto do seu pé com o chão, além de não deixar com que ele fique solto no tênis, aumentando o risco de lesões. Portanto, procure uma loja com esse tipo de acessório antes de começar a correr.

Prefira rotas seguras

Uma das dúvidas mais frequentes antes de começar a correr é onde realizar a atividade. Prefira lugares seguros e em que você se sinta confortável, livres de trânsito e bem iluminados. Uma outra dica é conversar com conhecidos e amigos que já correm, para saber quais são os melhores lugares.

Fique atento

Quando já estiver correndo, a atenção deve ser máxima no que está à sua volta. Não conte com as outras pessoas – muitos motoristas dirigem distraídos e também pode acontecer de terem o campo de visão limitado. Por esse motivo, sempre tenha cuidado e atenção no trajeto, para não correr o risco de se machucar.

Fonte: Divulgação