Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Museu Histórico recebe lançamento de livro nesta sexta (16)

Museu Histórico recebe lançamento de livro nesta sexta (16)

quinta, 15 de dezembro de 2016

“Povoações abandonadas no Brasil” trata do problema das povoações brasileiras abandonadas nos séculos XIX e XX 

Museu Histórico recebe lançamento de livro nesta sexta (16) - LondrinaTur

O Museu Histórico de Londrina recebe, nesta sexta (16), às 19h30, o lançamento do Livro “Povoações abandonadas no Brasil”, de Nestor Razente. Segundo o autor, o livro é um olhar científico para o problema das povoações brasileiras abandonadas nos séculos XIX e XX, popularmente conhecidas por cidades fantasmas.

O Livro

A pergunta fundamental que orienta o livro é: por que, num mundo cada vez mais urbanizado, há cidades ou povoados com pouquíssimos (ou nenhum) morador?

Frente à complexidade da temática, o livro discute as expressões consagradas para referir-se ao tema: cidade fantasma, cidade deserta, cidade morta, vila abandonada, atrofia urbana, decadência urbana, urbicídio, ruínas modernas, entre outras. Para todas comparece um descontentamento com a imprecisão das denominações. Por isso mesmo, adota-se a expressão “povoações abandonadas” no título do livro. Povoações abandonadas podem estar vazias de gente, mas não de História. Casos brasileiros de povoações abandonadas: Airão Velho (Amazonas), Fordlândia (Pará), Ouro Fino (Goiás), Biribiri e Desemboque (Minas Gerais), Bom Jesus do Pontal (Tocantins), Cococi (Ceará) e Ararapira (Paraná). Por povoação abandonada entende-se um conjunto de edificações, produto de um trabalho social de construção que, outrora foi um lugar com moradias, escola, igreja e atividades comerciais, tendo sido arraial, vila ou cidade, e que, na atualidade (2015), encontra-se em ruínas, desabitado ou com pouquíssimas pessoas residindo.

O Autor

Nestor Razente é licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1977), mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). É professor da Universidade Estadual de Londrina desde 1981. Ex-consultor Técnico do Banco Mundial onde atuou no projeto de Recuperação das Capitais Provinciais de Angola, 1995. Coautor de vários Planos Diretores Municipais, Planos de Uso e Ocupação do Solo Urbano e autor de diversos projetos de arquitetura. Entre os trabalhos publicados em anais de congressos estão: Arquitetura utopista na floresta amazônica; Fordlândia: cidade-empresa utópica na selva; A expansão urbana e a preservação de mananciais de abastecimento de água na Região Metropolitana de Londrina-PR; O Plano Diretor e a Cidade Sustentável; As pedras de Kayakoy. Livro já publicado: Ruas comerciais de Londrina e sua arquitetura. 1. ed. Londrina: Editora UEL, 2011. Contato com Nestor Razente (43) 99991-8485.

O livro está sendo lançado pela EDUEL, Editora da Universidade Estadual de Londrina, têm 326 páginas, 97 figuras (fotos e mapas). As fotos são do próprio autor e de fotógrafos amadores e profissionais. No dia do lançamento o livro será vendido com 50% de desconto. O evento é aberto ao público. O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 – Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informações pelo telefone (43) 3323-0082.

Fonte: Divulgação