Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Como usar lenços, echarpes e cachecóis no look

Como usar lenços, echarpes e cachecóis no look

quarta, 24 de agosto de 2016
Categoria: noticia

Aprenda a usar as peças em tecidos, amarrações e estilos variados

Como usar lenços, echarpes e cachecóis no look - LondrinaTur

Foto: Reprodução / The Blonde Salad

“Miranda tem uma leve obsessão por echarpes. É uma das coisas charmosas e sutis sobre ela que deve saber (…) Ela sempre, sempre, sempre usa uma única Hermes branca, em alguma parte de seu traje. Geralmente em volta do pescoço, mas, às vezes, faz com que seu cabeleireiro a amarre em um coque, ou, ocasionalmente, a usa como cinto. São como a sua marca. Todo mundo sabe que Miranda Priestly usa uma echarpe Hermes branca, independentemente de qualquer coisa. Não é o máximo?”.

O trecho do livro “O Diabo Veste Prada”, de Lauren Weisberger, apresenta Miranda Priestly, a elegante e temida editora-chefe da fictícia Runway, que tem como marca registrada no vestuário o uso de uma echarpe branca em seus looks. A personagem é inspirada em Anna Wintour, da Vogue US, e o enredo do livro exalta seu estilo impecável em diversas passagens e mostra um pouco da versatilidade e elegância possibilitadas pela peça.

Da ficção para a vida real, os lenços, echarpes e cachecóis são acessórios versáteis, que permitem utilização de várias maneiras, funcionais na hora de esquentar e de diferenciação – podem ser a peça-chave de uma produção tranquilamente.

Precursores da gravata segundo a Enciclopédia da Moda, as peças de tecido ao redor do pescoço surgiram com os soldados romanos que amarravam um pano molhado chamado “focale” para refrescar nos dias quentes. Mais tarde, a peça seria utilizada pelos franceses, que usavam lenços no pescoço chamados de “cravates“.

Hoje, a amarração de tecido em volta do pescoço pode se resumir em três tipos de peças principais: a echarpe, o lenço e o cachecol.

Embora as três possuam como função primária a proteção contra o frio e o vento, se diferenciam pelo material e corte: o lenço é uma peça de corte quadrado e tecidos mais leves, enquanto a echarpe e o cachecol possuem corte retangular, com a diferença de tecido: cachecóis são fabricados em tecidos mais pesados e têm efeito volumoso, para proteger o pescoço e a garganta, enquanto echarpes são feitas de tecidos leves ou mais nobres, e podem ser utilizadas também em eventos formais, cobrindo os ombros, por exemplo.

Como usar

Para Claudia Piantini, especialista em imagem, o uso das peças varia de acordo com estilo de quem veste, sem regras engessadas: “Tudo depende da personalidade e mensagem que se quer passar”, afirma. A especialista apresenta algumas orientações para otimizar o uso em diferentes estilos e ocasiões:

Como usar lenços, echarpes e cachecóis no look - LondrinaTur

Foto: Reprodução / Raphael Lucena

1. Cores e estampas: “Na hora de escolher cores e estampas dessas peças, que ficarão próximas da face, é importante prestar atenção no tom de pele e formato de rosto”, afirma. Mulheres com tonalidade de pele quente, por exemplo, ao optarem por cores mais fortes realçarão naturalmente a tez. Relacionar o formato do rosto com o formato das estampas também é importante: mulheres de rostos quadrados realçarão a característica com estampas geométricas. Para suavizar, recomenda-se a procura por peças lisas.

2. Proporção: a estatura, proporções do corpo e tamanho do pescoço também podem fazer diferença na hora de usar e harmonizar a peça. Mulheres que possuem pescoço curto, por exemplo, para não darem a impressão de uma cabeça quase colada ao corpo, devem optar por modelos que não possuam tecido muito volumoso, deixando à mostra um pouco de pele.

Para quem tem estatura média ou baixa, Cláudia recomenda atenção às pontas do lenço: “Pontas no mesmo alinhamento criam um efeito que diminui, achata a silhueta. Para alongar, é interessante deixar as pontas desiguais”, explica. Já na questão das proporções do corpo, tudo depende das características que a mulher prefere mascarar ou realçar: quem tem mais quadril, pode usar um lenço volumoso no pescoço para equilibrar as proporções. Para as mulheres de ombros mais largos, porém, é importante tomar cuidado com peças volumosas, que realçam a atenção para essa parte do corpo.

3. Styling: os lenços e echarpes permitem opções de styling diversas na continuação do visual: usar no pescoço, na bolsa, no cabelo, na cintura… Para a especialista, tudo depende da personalidade e do estilo individual de cada uma. Os turbantes e amarrações na cabeça, por exemplo, combinam com mulheres de estilo dramático e criativo, enquanto echarpes de tecidos mais nobres e cores neutras complementam o estilo da mulher mais clássica.

Para quem quer usar a peça numa bolsa, o cuidado deve ser com o tamanho das peças, para não desequilibrar as proporções da produção. Menos comum é o uso na cintura, mas que vem de uma tendência atual da moda, explica Cláudia: “O lenço na cintura vem de uma referência cigana, nômade que a moda adota. É a ideia de trazer consigo seus pertences, e daí surgem, por exemplo, o uso de vários anéis numa só mão ou dedo, e a amarração do lenço na cintura, através de uma noção de movimento”.

Inspire-se

Confira looks de blogueiras e famosas usando a peça com opções variadas de styling:

Lenços e echarpes de tecidos leves e estampados caem bem em produções de verão e meia-estação, quando a função de aquecer o pescoço é menos necessária. Para produções ainda mais estilosas, vale experimentar o uso do acessório como ponto de cor do look.

Como usar lenços, echarpes e cachecóis no look - LondrinaTur

Foto: Reprodução / Garotas Estúpidas / Wendy’s Lookbook / Divã da Moda

O inverno e dias mais frios pedem cachecóis de tecidos mais pesados, que podem ser usados soltos ou em amarrações mais volumosas, e harmonizados com gorros, luvas, etc.

Como usar lenços, echarpes e cachecóis no look - LondrinaTur

Foto: Reprodução / Lookbook Maritsa K / Le Blog de Big Beauty / Stella Wants to Die

O lenço na cabeça como tiara ou turbante é um ótimo truque para acender produções do dia a dia, especialmente com cores fortes ou estampas.

Como usar lenços, echarpes e cachecóis no look - LondrinaTur

Foto: Reprodução / Taylor Swift / Sonalge Knowles / Demi Lovato

Seguindo a tendência gypsy, o lenço na cintura dá um toque de estilo à função prática do cinto. Aposte em peças coloridas para o ponto de luz da produção.

Como usar lenços, echarpes e cachecóis no look - LondrinaTur

Foto: Reprodução / Sonhos de Crepom / Julia Petit / Olivia Palermo

Fonte: Camila de Souza Faria – Redação Dicas de Mulher