# Jardim Botânico de Londrina recebeu mais de 60 mil visitas em 2014

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

No Circuito de Educação Ambiental, são mais de 9 mil visitantes de grupos escolares agendados e acompanhados por monitores

Desde que foi aberto ao público em dezembro do ano passado, o Jardim Botânico de Londrina recebeu mais de 60 mil visitas no total, de acordo com a contabilização feita pela gerência do espaço. As visitas por grupos ao Circuito de Educação Ambiental que são agendadas e monitoradas iniciaram em março desse ano e somam mais de 9.322 visitantes, em 150 grupos diferentes, a maioria de escolas e centros de educação infantil.

A visitação agendada e monitorada para grupos escolares busca suprir a crescente demanda pela inserção da educação ambiental na grade curricular. O Circuito de Educação Ambiental é composto pelo Centro de Visitantes e pela Trilha Interpretativa em um trecho de mata, além de toda a sinalização ambiental no Jardim. O centro de visitantes contém painéis informativos e uma sala audiovisual, onde é exibido o documentário sobre a história do desmatamento no norte do Paraná e a projeção interativa na qual a pessoa se “transforma em uma árvore” no cenário de natureza.

O projeto de elaboração e implantação do Circuito foi coordenado pela Master Ambiental, com o patrocínio da concessionária de energia elétrica Duke Energy do Brasil, que opera os reservatórios do Paranapanema.

A turma de quase 40 crianças chegou ansiosa para conhecer o Jardim Botânico, no ultimo dia 30 de outubro. A instituição atende 80 crianças e adolescentes no contraturno escolar.

Eles assistiram ao filme e percorreram a trilha, onde fizeram uma parada especial para uma dinâmica de estímulo à sensibilidade. De olhos fechados, as crianças se aquietaram para ouvir os sons da mata. Em seguida, conheceram alguns instrumentos confeccionados com bambu, em homenagem a coleção de bambuzal que se encontra no percurso da Trilha Interpretativa.

“Achei que seria interessante levá-los para despertar essa consciência ambiental”, comentou o professor de educação física, que dá oficinas de futebol e capoeira para a Casa Acolhedora, Marcio Triachini Codagnone.

Para o estudante de 14 anos Mateus Flausino dos Santos, que nunca tinha visitado o espaço, a lição que aprendeu no passeio é a importância de preservar a natureza. “A gente se sente melhor no meio da floresta do que na cidade, conseguimos ouvir os sons da natureza. Precisamos preservar”, afirma o adolescente.

Durante 2014, o Jardim Botânico passou a ser uma referência também para realização de eventos esportivos, como de corridas e circuitos de aventuras. Em abril, por exemplo, cerca de 300 pessoas se reuniram para o Circuito Pró Adventure – Corrida. Em julho, um encontro semelhante mobilizou 900 mulheres para prestigiar a Corrida das Mulheres. Em setembro foi a vez do Desafio da Independência do Clube da Aventura, acompanhado por 300 pessoas.

A visitação ao Jardim Botânico é um importante resultado dos investimentos realizados no local e ressalta a necessidade de manutenção e valorização desse espaço.

Promover e fortalecer a Educação Ambiental no Jardim Botânico de Londrina deve ser uma política pública continuada e sistêmica, para o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente e preservação das plantas e da vida.

Fonte: Master Ambiental / Fotos: Divulgação