Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Confira 5 dicas para entrar no mundo dos vinhos

Confira 5 dicas para entrar no mundo dos vinhos

quinta, 20 de outubro de 2016

Apreciar um bom vinho, com certeza, é um dos maiores prazeres da vida. Uma taça na mão, um vinho de qualidade e uma conversa agradável tornam o dia ainda mais gostoso

Confira 5 dicas para entrar no mundo dos vinhos - LondrinaTur

Reprodução

Apreciar um bom vinho, com certeza, é um dos maiores prazeres da vida. Uma taça na mão, um vinho de qualidade e uma conversa agradável tornam o dia ainda mais gostoso. Porém, com uma grande variedade de rótulos nacionais e importados, selecionar o melhor vinho para cada ocasião pode não ser uma tarefa tão simples. Marca, tipo de uva, época, entre outros detalhes, são muito importantes e tudo deve ser levado em consideração. A missão, no entanto, pode se tornar mais fácil do que muitos imaginam, com apenas algumas dicas de degustação.

O vinho não está ligado ao elitismo ou à sofisticação. Por ser uma bebida bem antiga e popular no mundo inteiro, não é necessário ser um especialista em degustação para conseguir apreciar bons vinhos. É preciso apenas estar disposto a conhecer novos sabores, sensações e desfrutar do melhor da bebida. Além disso, os vinhos não são caros, há rótulos importados e nacionais que custam menos de R$ 30,00.

Para mergulhar nesse meio, uma opção interessante é conhecer os clubes de vinho, ideais para quem quer aprender cada vez mais sobre a bebida e seus diferentes sabores e combinações. O ClubeW, por exemplo, é uma excelente opção, onde cada integrante recebe em casa, todos os meses, uma seleção de Wine Hunters e a revista Wine.com.br, com todas as informações necessárias sobre esse universo tão saboroso. Para te ajudar a conhecer melhor o tema, separamos algumas dicas essenciais para se tornar um ótimo degustador de vinhos. Confira!

Comece a beber

Como primeiro passo, é muito importante que você comece a degustar. Ao se aventurar e criar novas experiências, você ficará cada vez mais especialista no assunto, conhecendo mais sabores, marcas e tipos de uva. Procure por vinhos de outros países, safras diferentes e aprenda a trabalhar a identificação dos mais ácidos, dos mais doces e dos mais amargos, por exemplo. Será você quem irá criar a sua própria referência. Uma dica é que você compre uma garrafa, leve para casa e deguste, pois, dessa forma, você estará formando seu acervo pessoal.

Escolha a bebida certa

Para as pessoas que ainda não conhecem muito bem essa área, a dica é começar com vinhos ou espumantes adocicados ou meio doces, pois são ideais para esse início, já que são mais palatáveis e agradáveis na boca. O importante é que você vá experimentando. Alguns especialistas recomendam colocar uma pedra de gelo no espumante ou um pouco de água no vinho para deixar a bebida ainda mais suave.

Conheça novos sabores

Conforme o tempo for passando, o seu paladar irá evoluindo. Com isso, não tenha medo de ir experimentando novos sabores, como um vinho branco seco ou um espumante brut. É essencial que você vá se aventurando, mas só consuma o extra-brut ou o nature após se acostumar com o brut. Aprecie, também, um vinho branco seco ou até mesmo um rosé – essas bebidas são consumidas geladas. E quando estiver com um paladar um pouco mais exigente, encare os vinhos tintos.

Encontre a sua uva preferida

O sabor e o aroma de um vinho podem mudar bastante conforme a uva utilizada. Para as pessoas que estão começando a apreciar a bebida, o indicado é que o vinho seja feito com uvas leves, pouco complexas e aromáticas. Para os espumantes, o ideal é optar por uma uva moscatel, que é mais doce. Caso você prefira se aventurar em um brut, procure por bebidas jovens e por um petisco como acompanhamento.  Você também pode optar por vinhos licorosos, como o vinho do Porto ou os que vem com uvas de colheita tardia. Para os vinhos brancos, considere os jovens e que não tenham passado por carvalho, de preferência produzidos com uvas como riesling, gewürztraminer ou sauvignon blanc. Se você optar por um vinho seco, os ideais são gammay, merlot ou pinot noir, indicados para iniciantes.

Beba moderadamente

Lembre-se de não ultrapassar o seu limite. Caso você passe mal, além da ressaca no dia seguinte, é possível que você desenvolva uma antipatia inconsciente pelos vinhos, o que será muito ruim para o seu aprendizado. É muito importante ir com calma e viver as experiências de degustação da melhor forma possível.

Fonte: Divulgação