Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Festival Internacional de Londrina 2016 está na reta final

Festival Internacional de Londrina 2016 está na reta final

sexta, 09 de setembro de 2016
Categoria

Até domingo, público poderá conferir dez apresentações de diferentes espetáculos no Festival Internacional de Londrina

Últimos dias para curtir os espetáculos deste ano no Festival Internacional de Londrina, que acontece até domingo (11). A edição 2016 do FILO chega ao fim com uma programação recheada de boas atrações, que vão agradar públicos de todas as idades.  As opções incluem diferentes linguagens como música, dança, teatro de animação, teatro de bonecos, teatro infantil e adulto.

Ainda há ingressos disponíveis para algumas das 10 apresentações do final de semana, no ponto de vendas do Royal Plaza Shopping e pela internet: www.filo.art.br ou site Disk Ingressos ou ainda nas bilheterias dos teatros, por R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada e descontos especiais indicados no site FILO).

Na sexta-feira (9), o grupo Mawaca, de São Paulo (SP), apresenta no Teatro Mãe de Deus, às 19 horas, o espetáculo “Pelo Mundo com Mawaca”, que já está com os ingressos esgotados. O show é baseado no livro “De Todos os Cantos do Mundo”, de Heloisa Prieto e Magda Pucci.  Com um repertório formado por canções de diversos lugares e culturas do mundo, o espetáculo convida o público infantil e a todos os amantes da boa música para uma viagem que passa pelo canto medieval francês, pelo Norte brasileiro e suas cantigas tradicionais e indígenas, pela África e por danças ritualísticas do Oriente Médio e Portugal. Canções e danças se entrelaçam a histórias encenadas em um cenário ricamente elaborado, com muitos adereços, bonecos e instrumentos étnicos.

Teatro de animação é a técnica que o ator Rudinei Morales, de Porto Alegre (RS), utiliza para encenar a peça “Brechó da Humanidade” nesta sexta-feira (9), com reapresentação no sábado (10), às 19 horas, no Teatro Zaqueu de Melo – com ingressos esgotados nos dois dias.  O espetáculo conta a história de Hanna Arendt e seus pensamentos. Filósofa e uma das mais inquietantes personagens do século 20, Arendt trouxe à luz o papel da pessoa comum e as motivações banais na manutenção do Estado autoritário.  A vida dessa mulher, que criou a expressão “banalização do mal”, é mostrada por Morales como um inusitado personagem do teatro de animação, no qual ele utiliza objetos no lugar de bonecos.

Outra atração desta sexta-feira (9) é o monólogo “mEU”, que a atriz Marina Stuchi, de Londrina, apresenta no  Centro Cultural Sesi, às 20 horas.  A montagem é resultado da participação de Marina no Núcleo de Dramaturgia SESI, e trata da vida de uma atriz que decide romper com os personagens que encarnou, com os papéis que assumiu na vida, e sai em busca de sua identidade.

O Núcleo Ás de Paus, de Londrina, apresenta nesta sexta-feira (9) e no sábado (10), na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL, o espetáculo “Donantônia” – e já tem casa lotada nos dois dias.  Entre uma xícara de café e um pedaço de bolo, uma velha senhora conta suas histórias e lembranças de uma vida que ficou dividida entre o sim, o não e o talvez.  O coletivo utiliza elementos como bastões, pernas de pau, máscaras para contar uma história delicada, alinhavada com muitas canções originais.

No sábado (10), a atriz Florencia Santángelo, da Cia Quatro Manos, do Rio de Janeiro (RJ), apresenta o monólogo “Acorda Amor!”, às 20 horas, no Centro Cultural Sesi. O espetáculo, que volta a ser apresentado no domingo (11), é uma releitura bem humorada e cheia de lirismo, que revela e completa minúcias escondidas do clássico “A Bela Adormecida”, dos Irmãos Grimm.

Também no sábado (10) e no domingo (11) será apresentado o espetáculo de teatro de bonecos “O Velho da Horta”, da Cia PeQuod, do Rio de Janeiro (RJ),  às 20h30, no Teatro Mãe de Deus. A montagem do texto de Gil Vicente celebra os 500 anos do primeiro grande dramaturgo da língua portuguesa.  A farsa conta a história de um hortelão que se apaixona por uma jovem e, mesmo sem ser correspondido, acredita que a conquistou por causa de uma intermediária que o ilude apenas para lhe arrancar dinheiro. O espetáculo é vencedor do Prêmio Maria Clara Machado e promete agradar tanto adultos quanto o público infantil.

Fonte: Assessoria de Comunicação FILO