Hospital do Câncer e LEC promovem corrida do Novembro Azul

quinta-feira, 9 de novembro de 2017 Evento esportivo terá como objetivo promover a conscientização do câncer de próstata

O Hospital do Câncer de Londrina (HCL) e o Londrina Esporte Clube (LEC) promovem no próximo dia 15 de novembro (quarta-feira, feriado de Proclamação da República) a Tubarun, corrida pela conscientização do câncer de próstata. A largada será às 8 horas no Estádio do Café e as inscrições estão sendo feitas pela internet.

O evento, que é atividade integrante da campanha Novembro Azul, promovida pelo HCL, contará com duas modalidades e três distâncias: corridas de oito e quatro quilômetros e caminhada de três quilômetros. Os primeiros colocados das provas de corrida serão premiados.

Segundo a diretora de Ações Estratégicas e Projetos do Hospital do Câncer, Mara Fernandes, o objetivo da corrida é conscientizar a população masculina de Londrina e Região sobre a importância da adoção de uma postura preventiva como forma de combate ao câncer de próstata. A expectativa é receber cerca de mil participantes.

“Eventos esportivos costumam atingir muitas pessoas. Neste ano, nos unimos ao LEC, que por meio de sua Diretoria nos recebeu de braços abertos e acreditou em nossa ideia, para realizar uma ação ainda maior e significativa”, explica.

A diretora destaca que apesar de o foco da campanha ser os homens, a corrida é direcionada a pessoas de todas as idades e famílias. “O objetivo é promover uma mudança de cultura geral”.

Entre as bandeiras levantadas pela campanha ‘Novembro Azul’ estão o acompanhamento com o urologista e a realização de exames preventivos periódicos como forma de promover o diagnóstico precoce da doença.

As inscrições para o evento, no valor de R$ 55, estão abertas e vão até o próximo sábado, dia 11, no site: www.centraldacorrida.com.br/tubarun2017. No valor está incluso o kit do atleta, com sacola ecológica, camiseta do evento, número de peito e chip de cronometragem (exceto para participantes da caminhada).

A entrega do kit será realizada na próxima terça-feira (14), das 14 às 22 horas no Boulevard Londrina Shopping (Av. Theodoro Victorelli, 150 | Loja L261/262).

Câncer de próstata

Segundo o INCA, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens após os tumores de pele não melanoma.

No HCL, a média dos últimos cinco anos é de 340 novos casos ao ano; cem por cento deles em pacientes acima dos 40 anos, evidenciando que o principal fator relacionado ao desenvolvimento da doença é a idade.

Os dados reforçam as bandeiras levantadas pela campanha: é muito importante que os homens tenham consciência da doença e façam o acompanhamento devido com seu urologista.

A realização dos exames preventivos – PSA (exame de sangue) e de toque retal – também é indicada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU): a partir dos 45 anos para homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata e a partir de 50 anos para os demais casos.

A adoção dessas atitudes preventivas é a melhor forma de promover o diagnóstico precoce, que é o maior aliado dos homens no combate à doença, já que se descoberta no início as chances de cura atingem os 90%.

Novembro azul – outras atividades

No mês de Novembro, o Hospital do Câncer de Londrina também promove diversas palestras de conscientização em parceria com empresas privadas e organizações.

As instituições que tenham interessem em realizar ações desse tipo (seja para o público externo ou interno) podem entrar em contato com o hospital pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (43) 3379-2608, (43) 3379-2613 ou (43) 3379-2771.

Fonte: Divulgação