Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Fase regional dos Jogos Escolares do Paraná começa na sexta-feira (9)

Fase regional dos Jogos Escolares do Paraná começa na sexta-feira (9)

quinta, 08 de junho de 2017

Participarão das competições 19 municípios; a abertura oficial será, às 20h, no Ginásio do Colégio Londrinense

Londrina será sede da fase regional do 64º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), entre os dias 9 e 15 de junho. A abertura oficial será na próxima sexta-feira (9), às 20h, no Ginásio do Colégio Londrinense, com o desfile das delegações participantes. A competição é organizada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esporte de Londrina (FEL); Secretaria Estadual de Educação; Secretaria do Esporte e do Turismo e Núcleo Regional de Educação (NRE).

A fase regional conta com 19 municípios: Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana. Estão na disputa 1.800 participantes, entre as modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Os ginásios usados serão o do Colégio Estadual Vicente Rijo, o do Padre José de Anchieta, o Moringão, o ginásio de esportes do Jardim Bandeirantes e o Estádio do Café.

Para a coordenadora geral dos JEPs do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Gláucia Cristina Bonora, é muito importante Londrina estar apoiando o Jogos Escolares, por ser uma referência no norte do Paraná. “Temos 19 municípios participando deste evento, sendo que muitos alunos não conhecem a cidade de Londrina. Então estamos proporcionando, além desta participação nos jogos, a troca de experiência com outros municípios”, avaliou.

A expectativa é que o evento gere grande movimentação para a cidade, já que serão muitas pessoas envolvidas, impactando o comércio local e proporcionando às crianças experiências únicas. “Além dos jogos, os alunos estarão ampliando toda a sua cultura, pois muitos desses municípios não têm o tipo de entretenimento que Londrina oferece”, destacou Gláucia.   

O assessor de Esportes e Eventos da FEL, Sandro dos Santos, explicou que a realização se deu com a nova gestão. “O prefeito Marcelo Belinati, junto com o presidente da FEL, Fernando Madureira, se empenharam na realização dos jogos. Foi disponibilizada toda a equipe da FEL para realizar o evento e estamos muito engajados para fazer desses jogos um sucesso.”

Os Jogos têm a participação de aproximadamente 100 mil pessoas em todas as fases. Os campeões regionais disputam a fase Macrorregional, de 5 a 9 de julho. A Final A, para estudantes de 15 a 17 anos, será em Apucarana, de 21 a 29 de julho, e a Final B (12 a 14 anos), em Cambé, de 11 a 19 de agosto. 

Texto: N.Com