Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Espaço CEDDO recebe exposição de fotografia na próxima semana

Espaço CEDDO recebe exposição de fotografia na próxima semana

quinta, 25 de fevereiro de 2016
Categoria: noticia

A exposição vai até 30 de março e a entrada é gratuita

O Espaço Cultural CEDDO recebe, a partir de 29 de fevereiro (segunda-feira), a exposição fotográfica Giethoorn – a Veneza da Holanda.

As fotos, de Pedro Wagner, poderão ser apreciadas até o dia 30 de março. O espaço é aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas. E, aos sábados, das 8 às 12 horas. A entrada é gratuita.

 O endereço é Rua Pernambuco, 725. Mais informações pelo telefone 3321-4114. Veja mais algumas fotos no link http://bit.ly/1Qg1TDJ.

Giethoorn – A Veneza da Holanda

O nome Giethoorn quer dizer “chifres de cabra”, encontrados naquela região em grande quantidade. Localiza-se em Wieden, província de Overijssel, ao leste dos Países Baixos, a 120km de Amsterdam. Giethoorn também é conhecida como “Veneza do Norte” ou “Veneza da Holanda”.

No vilarejo de Giethoorn não existem ruas e nem avenidas, somente canais. As conduções ficam em estacionamentos nas proximidades. O lugar parece saído de um conto de fadas.

A população gira em torno de 2.600 pessoas e vive em pequenas ilhas particulares. Para se deslocar é necessário ir de barco, a pé ou de bicicleta ao longo dos canais. E para se ir de um lado ao outro existem em torno de 150 pontes de madeira ao longo de 7km de canais, que foram escavados para o transporte da turfa (de origem vegetal, encontrada nas regiões pantanosas e usada na agricultura). Muitas casas são cobertas com uma espécie de palha (sapé) e exibem belos jardins floridos.

Sua fundação ocorreu no século 13 por fugitivos vindos do Mediterrâneo e que se estabeleceram ali para explorar a região. Mas o vilarejo só seria conhecido em 1958, quando o cineasta holandês Bert Haanstra filmou a comédia “Fanfare” que levou as imagens para os cinemas. A população local não gostou nada disso, pois os turistas começaram a chegar e o sossego dos seus habitantes acabou dali em diante.

Divulgação