Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Secretaria do Trabalho oferta cursos em parceria com SENAI

Secretaria do Trabalho oferta cursos em parceria com SENAI

segunda, 09 de abril de 2018
Categoria

Inscrição segue até dia 18 de abril, no SINE da Pernambuco, 162

As pessoas com 16 anos ou mais que desejam se aperfeiçoar podem se inscrever em um dos quatro cursos que a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda está oferecendo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Londrina (SENAI). Há 20 vagas, em cada turma, para os cursos de Auxiliar de Serviços Automotivos, Auxiliar de Serviços Administrativos, Auxiliar de Informática e de Auxiliar de Eletricidade Predial.

Os interessados podem se inscrever de 3 a 18 de abril, na sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SINE), localizada na Rua Pernambuco, 162, no centro, ou pelo telefone (43) 3373-5715, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para isso, é preciso ter 16 anos ou mais e apresentar a carteira de identidade (RG), o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), um comprovante de residência (pode ser uma conta de luz ou de água), e um comprovante de escolaridade que comprove a conclusão no ensino fundamental.

Os cursos e a inscrição são gratuitos. Todas as aulas terão início no dia 23 de abril, na sede do SENAI, que fica na Rua Belém, 844, no centro. Todos os alunos receberão certificado reconhecido nacionalmente de 160 horas.

A parceria com o Município faz parte do Programa O Caminho da Profissão, que visa proporcionar a capacitação dos participantes, ajudando-os na inclusão de potenciais profissionais qualificados no mercado de trabalho. Por isso, as aulas são voltadas para o ensinamento das rotinas de trabalho, oportunizando a qualificação profissional do cidadão em consonância com as necessidades dos mais diversos setores como da indústria, comércio e de serviços.

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, ressaltou que essa parceria é muito gratificante porque ajuda na qualificação dos profissionais que podem se reinserir no mercado de trabalho. “Além disso, o SENAI é uma instituição qualificada, com excelentes professores e que oferece cursos gratuitos e reconhecidos nacionalmente”, frisou.

Sobre os cursos

As aulas para Auxiliar de Serviços Automotivos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h40, com professores do SENAI. O objetivo do curso é ajudar a desenvolver habilidades e competências para a realização, sob supervisão, de manutenções preventivas e corretivas de sistemas mecânicos automotivos, segundo as normas e procedimentos técnicos, ambientais e de segurança.

Para isso, os alunos vão aprender sobre mecânica, organização e segurança do local trabalho, manutenção automotiva, recebimento e entrega de veículos, ferramentas e equipamentos, operações fundamentais, Sistema Internacional de Medidas, entre outros assuntos importantes na formação de um bom profissional.

Para Auxiliar de Serviços Administrativos serão ministradas disciplinas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h40, com professores do SENAI. A intenção dos professores é capacitar o aluno para atuar nos processos administrativos de empresa, executando atividades de apoio em recursos humanos, finanças, contábeis, produção, logística e vendas e em consonância com o conceito moderno de gestão empresarial.

Entre os conteúdos que serão ministrados estão assuntos vinculados à comunicação, relações socioprofissionais, cidadania e ética, saúde e segurança do trabalho, raciocínio lógico e análise de dados, organização e arquivamento, entre outras.

Já para Auxiliar de Informática, a turma frequentará o curso pela manhã, sendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h10, na sede do SENAI. Os participantes aprenderão sobre os sistemas operacionais de computadores e terão acesso a aulas de introdução à informática – Sistema Windows, word básico, power point, digitação, internet, além de aulas sobre relações interpessoais, saúde e segurança do trabalho, meio ambiente e ética e cidadania.

Para Auxiliar de Eletricidade Predial, o curso será realizado de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h40. Os matriculados vão sair sabendo como executar a manutenção elétrica, preventiva e corretiva, cumprindo normas de segurança vigentes no país. Isso porque a intenção é qualificá-los profissionalmente para a realização de instalações elétricas prediais.

Para isso, eles terão aulas de desenho técnico, eletricidade, matemática, de sistema de proteção contra descargas atmosféricas, representações de instalação elétrica predial, sistemas elétricos, entre outras.

Fonte: N.Com