Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Educação a distância é um dos segmentos que mais cresce no Brasil

Educação a distância é um dos segmentos que mais cresce no Brasil

sexta, 03 de março de 2017
Categoria

Conheça os detalhes desse tipo de graduação

Flexibilidade e a facilidade do acesso à educação são apenas duas das grandes vantagens de cursar a modalidade de ensino a distância — conhecida como EAD —, que tem crescido muito ao longo dos últimos anos e que promete aumentar ainda mais. De acordo com dados do MEC (Ministério da Educação), o número de pessoas matriculadas em EAD obteve um aumento bastante expressivo, com 49.911, em 2003, e 1.153.572, em 2013.

Ainda sobre a evolução do ensino a distância, o último censo divulgado pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) revela um panorama do ano de 2015 e estima cerca de 484.077 matrículas em cursos de graduação distribuídos em bacharelado, licenciatura e tecnológico. E cerca de 127.679 matrículas em cursos de pós-graduação.

O aumento no número de pessoas com acesso à internet é um dos fatores que motivam o crescimento constante da educação a distância. Atualmente, mais da metade da população brasileira possui acesso à rede, segundo dados do PNAD (Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios).

Vantagens da educação a distância

Além das facilidades para a utilização de algum recurso tecnológico com acesso à internet, existem grandes benefícios que tem motivado a população a migrar da modalidade presencial de ensino para a educação a distância ou semipresencial. Afinal, com a ajuda do EAD, quem tinha dificuldade para acompanhar o ritmo da educação presencial encontrou uma maneira efetiva para iniciar os estudos.

A barreira geográfica é um dos obstáculos que mais interferem no rendimento dos estudantes. Como é o caso da estudante de administração, Janaína Serrano, por exemplo, que não conseguia conciliar o trabalho e a faculdade presencial. “O caminho que percorro diariamente de casa para o trabalho acaba consumindo boa parte do meu tempo e, por isso, eu não tinha tempo para ir até à faculdade. O EAD me ajudou nesse sentido, pois hoje eu consigo estudar em casa mesmo com um horário mais flexível.”

O fator financeiro também tem incentivado o crescimento no número de matrículas na modalidade de ensino a distância, pois, além da facilidade de acesso a plataforma de estudos, o custo de investimento nesse tipo de curso é geralmente mais em conta do que o curso presencial – além da economia com o custo de transporte e com a alimentação fora de casa, que, no final do mês, acaba pesando no bolso dos estudantes.

O EAD também proporciona uma flexibilidade na educação a distância diferenciada da modalidade presencial. Afinal, é possível estudar em qualquer horário e com maior autonomia. No entanto, é importante ter em mente que disciplina e responsabilidade são elementos fundamentais para que os alunos não se percam em suas tarefas e datas de entrega de trabalho e provas.

Por fim, mesmo com esse constante crescimento do EAD e das vantagens destacadas, é importante lembrar que, quando se trata de educação, o estudante precisa encontrar o tipo de ensino que mais combine com o seu ritmo de aprendizado. Algumas pessoas se sentem à vontade estudando sozinhas em casa, enquanto outras preferem estudar em conjunto com outros colegas.

Fonte: Divulgação