Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Conheça opções de bolsas estudantis na Austrália

Conheça opções de bolsas estudantis na Austrália

terça, 16 de maio de 2017
Categoria

IDH do país é um dos mais elevados e busca estudantes e profissionais de todo o mundo

O sonho de muitos jovens brasileiros é estudar fora do país. Além da qualidade do ensino e da estrutura das universidades, é um primeiro passo para se mudar de vez para o destino visado. Só que muitos desses estudantes mantêm o foco apenas nos países da Europa e nos Estados Unidos, deixando ótimas oportunidades passarem em branco.

A Austrália, por exemplo, é um dos países com IDH (que mede a qualidade de vida) mais elevado, e busca estudantes e profissionais de todo o mundo em prol de uma cultura mais criativa, integrada e globalizada.

Mas como fazer um intercâmbio na Austrália? Pode parecer um processo difícil e burocrático, mas basta um pouco de organização e foco nos objetivos que o caminho tende a ser bem-sucedido.

Graduação e pós-graduação

A principal dica para quem deseja conquistar uma das disputadas bolsas nas universidades australianas é manter o coeficiente de rendimento alto. E isso significa, geralmente, uma média acima de 7,5 a cada semestre. Portanto, o primeiro passo para essa conquista é manter o foco nos estudos – isso quando se trata da graduação.

No caso da pós-graduação, especificamente do doutorado, o pesquisador precisa ter experiência comprovada em publicações científicas, inglês fluente (duas línguas, em alguns casos) e um projeto de pesquisa que aceite ser orientado por algum professor da instituição visada. Por isso, é importante ficar atento às publicações e aos nomes mais importantes dentro da área de interesse.

O mestrado não faz parte das ofertas da maior parte das instituições do exterior, que incluem esse aperfeiçoamento como um período da própria graduação.

Conheça opções de bolsas estudantis na Austrália - LondrinaTur

Principais universidades australianas

As principais instituições australianas oferecem possibilidades de bolsas variadas, que vão de 25% a 50%. Também trabalham com descontos no custo anual, que variam de AU$ 2 mil a AU$ 10 mil. Para documentação e requisição de bolsa, o aluno interessado deve entrar em contato diretamente com a instituição onde deseja estudar.

Confira algumas das instituições de ensino mais respeitadas da Austrália, em ordem alfabética:

?             Curtin University

?             Griffith University

?             La Trobe University

?             Macquarie University

?             Monash University

?             Murdoch University

?             Queensland University of Technology (QUT)

?             RMIT

?             Swinburne University

?             University of Technology Sydney (UTS)

?             University of Western Australia (UWA)

?             Wollongong University

Programas especiais

O governo australiano também fomenta o intercâmbio por meio de ações e alianças para favorecer a entrada de estudantes de outros países. O Australia Awards é um deles e garante bolsas de estudo de valor significativo para estudantes de graduação e pós-graduação.

Já o IPRS, programa de bolsas para pesquisa em pós-graduação internacional, visa atuar fortemente para desenvolver a qualidade científica do país por meio da troca de saberes. Para os pesquisadores, essa é uma ótima oportunidade de atuar com nomes reconhecidos na área de especialização.

Há ainda o programa Endeavor, também com suporte do governo, que abre editais periodicamente e oferece possibilidades de estágio – um diferencial em relação aos outros programas. É preciso ficar de olho nas datas de inscrição e na documentação necessária exigida.

Fonte: Divulgação