Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Como se preparar para concursos

Como se preparar para concursos

quinta, 13 de julho de 2017
Categoria

Estudar com materiais específicos e criar um plano de estudo são algumas das recomendações

A carreira pública oferece inúmeros benefícios, como boa remuneração, flexibilidade e certa estabilidade profissional. Por isso, muitos se aventuram nas provas de concursos públicos com o objetivo de conquistar a tão sonhada vaga. No meio do caminho, no entanto, surgem várias dúvidas. Confira, abaixo, algumas dicas para te ajudar nessa empreitada:

Motivação

É imprescindível saber o que te motiva a conquistar uma vaga no poder público. Parece ser óbvio, mas não é. Quando você sabe exatamente o que quer, é mais difícil desviar dos seus objetivos. Ter uma motivação também ajuda a não desanimar e a não ceder às pressões internas e externas.

Metas e objetivos

Estabelecer um objetivo a longo prazo é de suma importância, mas não esqueça as metas a curto prazo – elas são essenciais para guiar sua trajetória de estudos. Também tenha clareza de objetivos. Escolha não só para qual concurso você quer prestar como também o cargo. Quanto mais específico e focado você for, maior a probabilidade de conquistar uma vaga.

Não se iluda com os salários. Sim, eles são muito atrativos, mas não são o principal atributo a ser analisado. Você deve escolher um concurso com o qual se identifique, portanto, pesquise bastante e veja quais são as atividades que o candidato realizará se for convocado. Até realizar outro concurso, é nessa função que você ficará por muito tempo e, quem sabe, até mesmo anos.

Como se preparar para concursos - LondrinaTur

Crie um plano de estudos

Estudar para um concurso exige muita disciplina, foco e organização. Agora que você já decidiu o concurso que quer fazer, é hora de colocar a mão na massa. Leia sobre o certame, sobre as matérias cobradas em edições anteriores e, se o edital já tiver saído, sobre as matérias que serão cobradas na próxima seleção. Mas atenção: não espere o documento sair para começar a estudar. A partir do momento em que o edital é publicado, as provas acontecem cerca de dois meses depois. Esse período de estudo é muito curto para que o concurseiro possa se preparar de forma adequada.

O ideal é dividir a preparação em duas fases. Na primeira, você pode estudar matérias de conhecimentos gerais e que sempre caem no tipo de concurso que você vai prestar. É comum muitas pessoas negligenciarem essa fase por acreditarem que as matérias específicas são as mais importantes. De fato, elas possuem um peso maior, mas compõem grande parte da sua nota. Na segunda fase (ou seja, depois que o edital já tiver saído), foque no conteúdo programático específico definido pela banca organizadora.

Onde e como estudar

Opte por estudar por meio de materiais desenvolvidos exclusivamente para concursos. Eles focam nos assuntos mais cobrados e possuem um direcionamento, que é de ajudar o concurseiro a se preparar para uma determinada prova. Na internet, você encontra apostilas, videoaulas e muito conteúdo sobre diversos assuntos. Se preferir, você também pode fazer um cursinho preparatório com professores especializados em cada matéria. Consultar livros de determinados assuntos, nesse caso, também será de grande valia, principalmente para quem almeja um cargo na área do Direito.

Fonte: Divulgação