Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
O londrinense Nikolau Ratchev e Cristian Budu abrem o Palcos Musicais 2017

O londrinense Nikolau Ratchev e Cristian Budu abrem o Palcos Musicais 2017

segunda, 27 de março de 2017
Categoria

Apresentação será sexta-feira (31), às 20h30, no Crystal Palace

A Série Palcos Musicais chega ao seu 5º ano consecutivo conquistando, com mérito, um lugar permanente na agenda cultural de Londrina e do Paraná. Além de promover a música de câmara de alta qualidade em várias formações, a iniciativa ampliou o acesso à música erudita e instrumental, conquistando novos públicos e levando as apresentações para teatros, escolas, museus, centros culturais, igrejas e espaços públicos da cidade.

“Ao longo destas quatro temporadas recebemos artistas de vários estados brasileiros e de vários locais do mundo”, conta Irina Ratcheva, coordenadora do evento. “Foram mais de 50 concertos e dez workshops oferecidos para a comunidade. Realizamos a 1° Mostra de Violão e a 1° Mostra de Percussão de Londrina”.

Para este ano, a organização preparou uma série de ações: “Vamos ter uma exposição virtual retrospectiva das temporadas anteriores, lançamento do site oficial, vários recitais camerísticos e workshops gratuitos, um circuito instrumental em diversos espaços da cidade, concertos nos distritos, oficinas nas escolas e um evento especial com a participação de vários projetos, uma espécie de panorama da produção cultural de Londrina, denominado Portas Abertas para a Arte”, explica Irina.

Piano e violino

A primeira apresentação da Temporada 2017 será o Concerto com Cristian Budu (piano) & Nikolau Ratchev (violino), na sexta feira, 31 de março, às 20h30 no Teatro Crystal Palace (Rua Quintino Bocaiúva, 15). No programa, obras de Mozart (Sonata para Violino e Piano em Mi menor, nº 21, K.304), Brahms (Sonata para Violino e Piano em Ré menor, nº 3, Op. 108), Prokofiev (Valsa do Ballet “Cinderella”, op. 87, arranjo para violino e piano M. Fichtengoltz), e Ravel (Sonata para Violino e Piano em Sol maior, nº 2).

O pianista Cristian Budu é considerado um expoente de sua geração, se apresentou no Palcos Musicais em Londrina no ano passado. Laureado com o 1º lugar em diversos concursos nacionais como o Concurso Nelson Freire (2010) e o Programa Prelúdio da TV Cultura (2007), em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o 25º Concours International de Piano Clara Haskil, na Suíça – prêmio considerado pela crítica no Brasil como a mais importante premiação a um pianista brasileiro nos últimos 20 anos. No mês de janeiro, Budu mudou-se para a Alemanha onde conheceu o  violinista Nikolau Ratchev  e iniciaram os ensaios para este recital.

O londrinense Nikolau Ratchev e Cristian Budu abrem o Palcos Musicais 2017 - LondrinaTur

Nikolau Ratchev

O londrinense Nikolau Ratchev iniciou seus estudos com o pai, o violinista Evgueni Ratchev. Em 2012 foi admitido na Universidade Folkwang Universität der Künste Essen, Alemanha, onde concluiu seu bacharelado. É membro da Orquestra de Câmera de Colônia, Alemanha, desde 2015. Em julho de 2016 participou no Marvão International Music Festival, em Portugal, ao lado do Novus String Quartett. De 2012 a 2016 foi bolsista da Fundação “Yehudi Menuhin Live Music Now, Rhein-Ruhr”.

Os ingressos para o concerto custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos antecipadamente no Café Royal (Rua Quintino Bocaiúva, 15), Livraria da Silvia (Rua Belo Horizonte, 900, Loja 19) Bar Brasiliano (Rua Espírito Santo, 655) e através do site: www.sympla.com.br. A Série Palcos Musicais é organizada pela Artis Colégium, com apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Sonoco, Unimed e John Deere/Horizon. O evento conta com o apoio da Rádio UEL FM, CBN, Brasiliano, Livraria da Silvia e Hotel Cristal Palace.

Ausência do Promic

Sem poder contar com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, os organizadores alertam que a programação deve sofrer alterações e vários eventos correm o risco de não acontecer. “Temos esperança de mudança desta situação. Este momento é difícil para todos os produtores culturais e para o nosso público respectivamente, mas acreditamos que é um momento passageiro e que em breve teremos as soluções para que todas as ações culturais em Londrina sejam iniciadas e prestigiadas pelo público”, finaliza Irina Ratcheva.

Cristian Budu  – Piano

Brasileiro de origem romena, o jovem pianista Cristian Budu é considerado um dos expoentes de sua geração. Dotado de musicalidade genuína e uma calorosa força de comunicação, sua personalidade artística e sensível pianismo vêm sendo internacionalmente reconhecidos. Laureado com o primeiro lugar em diversos concursos nacionais, como o Concurso Nelson Freire (2010) e o Programa Prelúdio da TV Cultura (2007).

Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o 25º Concours International de Piano Clara Haskil, na Suíça. Esse prêmio tem sido considerado pela crítica no Brasil como a mais importante premiação a um pianista brasileiro nos últimos 20 anos. Além do grande prêmio, Cristian também arrebatou o prêmio do público e o prêmio Children’s Corner, vencendo também o concurso “WIld Card Ensemble Honors Competition” do New England Consevatory em Boston.

Venceu o Prêmio 2013 na Categoria Jovem Talento, da Revista Concerto, e foi convidado pela mesma para gravar o CD do ano que foi lançado em 2015 para seus assinantes. Neste ano, foi também convidado a gravar um CD solo comercial, pelo selo Claves, na Suíça. O CD recém-lançado, com obras de Chopin e Beethoven, ganhou a "Editor's Choice" da revista Gramophone, no Reino Unido – a revista mais importante no mundo da música clássica. Budu desenvolve uma carreira intensa como solista e camerista, apresentando-se na América do Sul, Europa, Estados Unidos e Israel.

O londrinense Nikolau Ratchev e Cristian Budu abrem o Palcos Musicais 2017 - LondrinaTur

Cristian Budu

Budu é mestre em Performance Pianística pelo New England Conservatory (EUA), onde foi bolsista de 2010 a 2012, na classe de Wha Kyung Byun, e bacharel em Música pela USP na classe de Eduardo Monteiro. Antes disso, estudou com Elsa Klebanovsky (pupila de Wilhelm Kempff). Em 2014, foi aceito na mesma escola para o Artist Diploma, programa de maior prestígio dos conservatórios norte-americanos, que oferece, além de bolsa integral e patrocínio, diversos concertos solo, de câmara e com orquestras nos Estados Unidos.

Reconhecido também pela sua sensibilidade camerística, Cristian já teve a honra de dividir o palco com artistas como Antonio Meneses, Christian Poltera, Claudio Cruz, Jennifer Stumm, Alexandra Soumm, Giovanni Gnocchi, Joseph Conyers e Semion Gavrikov, spalla dos segundos violinos da Orquestra Filarmônica de Israel. 

Cristian é formado em música pela Universidade de São Paulo, onde teve como professor o pianista Eduardo Monteiro. Anteriormente, teve como professores Elsa Klebanovsky, Marina Brandão e Cláudio Tegg. Nos Estados Unidos, tornou-se mestre em performance pianística sob tutela de Wha-Kyung Byun, com uma bolsa de estudos especial concedida pelo New England Conservatory de Boston. Em 2014, Cristian foi aceito na mesma escola para o Artist Diploma, programa de maior prestígio dos conservatórios norte-americanos, que oferece, além de bolsa integral e patrocínio, diversos concertos solo, de câmara e com orquestras nos Estados Unidos.

Nikolau Ratchev – Violino

Iniciou suas aulas de violino com seu pai, o violinista e professor Evgueni Ratchev. Com oito anos de idade foi solista da Orquestra Infantil e Juvenil de São Paulo, sob a direção da regente norte-americana Gretchen Miller. Atuou na Orquestra Jovens Solistas Mãe de Deus  como membro do naipe do primeiro violino e Spalla.

Como membro da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina,  desde 2008, gravou o CD “Retratos Brasileiros”, com obras do compositor brasileiro Edino Krieger. Participou nas Academias do March Music Days International Festival(Russe, Bulgária) e do Festival Internacional de Verão em Varna e na Academia Internacional de Verão(Bulgária).

Sua formação musical foi complementada com Masterclasses com as professoras  Ekaterina Dramalieva, Anna Preyss-Bator, Eva Szekely e com os professores Mintcho Mintchev e Christoph Poppen.

Em 2012 foi admitido na Universidade“Folkwang Universität der Künste Essen“, Alemanha, como estudante na classe do Prof. Mintcho Mintchev, onde concluiu seu Bacharelado em 2016, e integra paralelamente as classes de Música de Câmara dos Profs. Andreas Reiner, Evgeny Sinaiski e Yannick Rafalimanana.

Desde outubro de 2016 continua o seu aperfeiçoamento de violino em Master “Professional Performance“, com o Prof. Mintchev.

Nikolau Ratchev é membro da Orquestra de Câmera de Colônia, Alemanha, desde 2015, que sob a regência de Christoph Poppen realiza concertos na Alemanha e no exterior. Em julho de 2016 participou no Marvão International Music Festival, em Portugal, ao lado do Novus String Quartett.Durante dois anos recebeu um prêmio de incentivo do Lions Clubs Essen-Werethina. De 2012 a 2016 foi bolsista da Fundação “Yehudi Menuhin Live Music Now, Rhein-Ruhr”.

Fonte: Divulgação