Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Embaixadores do Meio Ambiente participaram de palestra sobre biodiversidade

Embaixadores do Meio Ambiente participaram de palestra sobre biodiversidade

quarta, 07 de junho de 2017
Categoria

Alunos do 6º ano do Fundamental II aprenderam sobre biodiversidade e invasões biológicas

Embaixadores do Meio Ambiente participaram de palestra sobre biodiversidade - LondrinaTur

Na última sexta-feira (2), os alunos do 6º ano do Fundamental II, que participam do projeto "Embaixadores do Meio Ambiente", sob a coordenação do professor Enio Massao, tiveram uma palestra bem interessante. Os estudantes receberam os mestres do Laboratório de Ecologia de Peixes e Invasões Biológicas (LEPIB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Diogo Garcia e Marcelo Shigaki. A dupla falou sobre biodiversidade e invasões biológicas.

Durante a conversa com os estudantes do Colégio Universitário, os convidados mostraram curiosidades sobre os dois temas, que estão muito relacionados. Primeiro, resumiram o que é biodiversidade e, depois, apresentaram espécies de animais que já foram extintas. Diogo Garcia e Marcelo Shigaki também explicaram as possíveis razões para a extinção de alguns tipos de bichos.

É neste tema que entra a ligação com as invasões biológicas, afinal, os animais invasores é um dos principais responsáveis pela morte das espécies nativas de uma região. Outras razões são a destruição do habitat, poluição e exploração de recursos que o bicho pode fornecer, seja o chifre, a pele ou qualquer outra coisa.

A dupla de mestres da UEL também apresentou aos estudantes como uma invasão se concretiza em um bioma. Primeiro os invasores são introduzidos no local; o segundo estágio é o estabelecimento, quando começa a reprodução em nível local; e, por fim, se determina a invasão, a partir do momento que essa nova espécie passa a desequilibrar a dinâmica do ambiente em que foi introduzida.

Para concluir a palestra, Diogo Garcia e Marcelo Shigaki mostraram tipos bem comuns de invasores biológicos. Mexilhão dourado, caranguejo africano, rã-touro, tilápia, carpa, cágado de orelha vermelha e javali são alguns dos mais tradicionais e que podem provocar grandes desequilíbrios nos biomas que forem introduzidos.

A atividade serviu de preparação para a visita que os alunos farão a Mata dos Godoy na sexta-feira (9). No local, ao lado do professor Enio Massao, os "Embaixadores do Meio Ambiente" observarão a biodiversidade e possíveis invasores biológicos. Inclusive, durante a palestra, os mestres da UEL deixaram uma missão para os estudantes do Universitário no estudo do meio: recolher as plantas beijinho, uma espécie invasora, que está muito presente na Mata dos Godoy.

Fonte: Divulgação