Scania comemora 60 anos de trajetória no Brasil

segunda-feira, 3 de julho de 2017 A Rede P.B. Lopes, com sede em Londrina, representa a Scania desde 1966

Neste ano a Scania, uma das marcas mais importantes e admiradas do mercado, comemora 60 anos de trajetória no Brasil. No dia 02 de julho de 1957, a Scania-Vabis inaugurou a primeira subsidiária da marca fora da Suécia, no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP).

A Rede P. B. Lopes, com sede em Londrina, representa a Scania desde 1966, e acompanha de perto toda a evolução da marca no país. “Desde a Irmãos Lopes, fundada pelo meu avô José Lopez Lopez, e depois, com a P. B. Lopes, difundimos a marca no norte do Paraná. Na década de 1980 avançamos para o Mato Grosso e em 2000, instalamos unidades nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. É uma vida dedicada à Scania, que é sinônimo de qualidade, alta tecnologia e inovação”, avalia Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora da concessionária.

São 60 anos marcados pela solidez, engenharia de ponta, qualidade dos produtos, força da rede de concessionárias e foco na necessidade do cliente. Hoje, a fábrica se tornou uma plataforma de exportação graças ao sistema de produção global que abastece cerca de 30 mercados da América Latina, Oriente Médio, África e Ásia.

Investimentos de R$2,6 bi

Neste ano, a montadora anunciou aporte de R$ 2,6 bilhões em suas operações no mercado brasileiro. O programa de investimento da fabricante sueca teve início em 2016 e vai até 2020 com recursos que serão destinados ao desenvolvimento de novos produtos, atualização e modernização do parque industrial de São Bernardo do Campo (SP), bem como a rede de concessionárias.

Também para marcar o aniversário, a Scania lançou a “Edição Especial 60 anos”, homenageando uma lenda das estradas: o Scania 113, com sua emblemática cor azul, um dos modelos mais conhecidos das estradas do país, foi disponibilizada nos modelos R440 (6×2, 6×4 e 8×2) e R480 (6×4) nas versões Highline Streamline. O T113 foi o caminhão mais vendido da série 3. Entre 1991 e 1998, foram comercializadas mais de 26 mil unidades, marcando uma era por sua potência, durabilidade e economia.

A Scania já conta com caminhão autônomo e colocou para rodar nas vias de Estocolmo veículos movidos a eletricidade, sem falar no ônibus abastecido via wireless e outras soluções que já estão presentes em muitos lugares do mundo. Segundo a diretora da concessionária, os investimentos em qualificação e em pesquisa para solucionar as necessidades do cliente garantem o bom produto que chega ao mercado. “Vimos o respeito ao indivíduo refletido no produto, na ergonomia, na cabine, no conforto para o motorista. Um conjunto de detalhes que mostram a filosofia que a marca apregoa”, diz a diretora da Rede P. B. Lopes.

Fonte: Divulgação