Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Qual a diferença entre tração 4WD e tração AWD?

Qual a diferença entre tração 4WD e tração AWD?

sexta, 06 de janeiro de 2017
Categoria: noticia

Os tipos de tração de cada carro

Essa é uma questão aparentemente simples, mas que permite mais de uma interpretação. Primeiro, vamos falar sobre o termo 4×4, que significa que, das quatro rodas existentes em um veículo, as quatro são motrizes (carros com tração apenas na dianteira ou na traseira, portanto, são sempre 4×2).

Em termos literais, todo automóvel 4×4 pode ser chamado de 4WD (4-wheel drive, ou tração nas quatro rodas) e AWD (all-wheel drive, ou tração integral), sem distinção.

Na prática, porém, a maior parte dos fabricantes adota a sigla 4WD para veículos com capacidade off-road, como jipes e picapes, que permitem ao motorista escolher o tipo de tração, que pode passar de 4×2 para 4×4 por meio de uma alavanca ou botão.

Como veículos desse tipo geralmente não possuem diferencial central, a força do motor é enviada por igual a todas as rodas. Isso pode ser um problema em curvas, pois a roda de fora sempre percorre uma distância maior do que a de dentro. Por isso, esse modo 4×4 não deve ser usado em estradas de asfalto, apenas em condições off-road.

Qual a diferença entre tração 4WD e tração AWD? - LondrinaTur

Já a sigla AWD tradicionalmente é adotada por automóveis que possuem tração integral permanente, ou seja, sempre ativada. Tais sistemas conseguem variar o envio de torque de uma roda para a outra ou até de um eixo para o outro, aumentando a estabilidade e a aderência do veículo – como no caso de Mitsubishi Lancer Evo, Subaru WRX e a linha quattro da Audi.

Há uma série de variações técnicas e diferentes recursos dentro dessas duas linhagens básicas de tração integral sob demanda e permanente (como picapes com tração 4×4 permanente e veículos de passeio com tração 4×4 sob demanda).

Mais importante aqui, porém, é perceber que os termos 4WD e AWD podem ter outro entendimento.

Por exemplo: um veículo com três eixos (seis rodas) e tração em apenas dois eixos (quatro rodas) pode ser classificado como 4WD, mas não como AWD, pois nem todas as rodas são motrizes.

Já uma motocicleta com tração nas rodas dianteira e traseira é um veículo AWD, mas não 4WD, pois não possui quatro rodas

Fonte: Revista Quatro Rodas