Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca

20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca

sexta, 20 de janeiro de 2017
Categoria: noticia

Início da produção nacional do carro popular da VW no País virou data de celebração aos amantes

Início da produção nacional do carro popular da VW no País virou data de celebração aos amantes

Querido por todos, o Volkswagen Fusca faz parte da história do Brasil e por isso recebeu a honraria de ter um dia em sua homenagem: nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Fusca. A data marca o início da produção nacional do carro popular da VW no País.

20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca - LondrinaTur

A tal comemoração, no entanto, acontece durante toda a semana. No último domingo (17), o Fusca Clube do Brasil fez um evento no estacionamento do Shopping São Bernardo Plaza, em São Bernardo do Campo (SP) para celebrar a data. Além do simpático carro, havia espaço para os modelos derivados da sua mecânica, como a Brasília, a Kombi, o VW 1500, popularmente conhecido como Zé do Caixão e a Variant.

História do Fusca. O modelo, que completa 70 anos do início de sua produção na Alemanha em 2016, foi líder de mercado no Brasil por 24 anos consecutivos, perdendo esse recorde para o Gol, que foi por 27 anos.

Ele teve 3 milhões de unidades produzidas aqui, todas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A primeira produção dele foi de 1959 a 1986. A pedido do presidente da república da época, Itamar Franco, ele voltou a ser produzido em 1993, apenas com motor movido a etanol, e teve a produção interrompida novamente em 1996.

20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca - LondrinaTur

No mundo todo, o Fusca deixou de ser produzido em 2003, na fábrica de Puebla, no México. Apesar disso, duas releituras do veículo surgiram, o New Beetle, em 1998, e o Fusca, com o nome que tinha em cada mercado resgatado, em 2012

Diferentemente do Dia Mundial do Fusca, celebrado em 22 de junho, que tem uma relação direta com a história do besouro, o Dia Nacional do Fusca é fruto de uma sucessão de desencontros entre o Sedan Clube do Brasil, a Volkswagen e São Pedro (disfarçado de condições climáticas). Mas como nunca é tarde para festejar a vida do Fusca, em 1989 a celebração teve início sem ter data para acabar.

Fonte : Divulgação