Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Tecnologias para o setor da saúde é tema do ECO.TIC 2016

sexta, 23 de setembro de 2016

Maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicação do Norte do Paraná será realizado em novembro, em Londrina

Tecnologias para o setor da saúde é tema do ECO.TIC 2016 - LondrinaTur

O ECO.TIC 2016 Health Tech, considerado o maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicação do Norte do Paraná, foi lançando nesta quarta-feira, dia 21. A quarta edição, que será realizada de 22 a 24 de novembro no Espaço Villa Planalto, em Londrina, chega com novidades. Pela primeira vez, a temática será de outro setor e estará focada nas tecnologias e inovações na área da saúde. O nome do evento mudou, passou de ECO.TI para ECO.TIC, para valorizar, também, a tecnologia da comunicação.

Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR, explica que a mudança de nome é estratégica para integrar os setores de tecnologia de informação e de comunicação. Na avaliação dele, o evento alcançou maturidade e um novo patamar. “A partir deste ano, o ECO.TIC vai representar todo o ecossistema”, lembra.

O presidente do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL de TI de Londrina e Região), Luis Carlos Albuquerque Silva, ratifica a importância da integração do setor com outras áreas para gerar negócios e fomentar o desenvolvimento econômico da região. “Queremos nos aproximar dos outros setores e contribuir com nossa experiência”, afirma Luis Carlos.

Ronaldo Couza, presidente da Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (Cintec), lembra ainda que a tecnologia de informação e comunicação é transversal, ou seja, está presente em todas as áreas, desde a saúde até a mobilidade urbana. Por isso, tem muito a contribuir. “Tudo envolve tecnologia hoje”, aponta.

Marcus Friedrich von Borstel, presidente do Sindicato da Indústria de Software do Paraná (Sinfor), reforça que o ECO.TIC 2016 representa o “congraçamento dos esforços de todo o ecossistema da região”. Segundo ele, é um evento que concentra ações, informações e novidades sobre o setor.

A expectativa do presidente do Grupo Salus (Saúde Londrina União Setorial), Luiz Soares Koury, é que o evento proporcione soluções que otimizem, principalmente, o tempo de espera dos pacientes e também agilizem a rotina de médicos e enfermeiros. “Hoje, boa parte da tecnologia voltada à saúde ou é aplicada em gestão ou em equipamentos para diagnósticos e tratamentos, enquanto a principal reclamação dos pacientes está relacionada ao tempo de espera por atendimento. Hoje, gastamos mais tempo para lidar com papel e alimentar sistemas, do que atendendo paciente”, argumenta.

Henry Carlo Cabral, gerente do Instituto Senai de Tecnologia (IST), ressalta que a entidade apoia os Arranjos Produtivos Locais e é parceira das inciativas do setor, por isso, não poderia ficar de fora de um encontro desse porte. Durante o ECO.TIC 2016, consultores do Senai vão oferecer suporte aos empresários que buscam inovação e também auxiliá-los na procura de parceiros para linhas de fomento.

Na avaliação do gerente regional do Sebrae/PR em Londrina, Heverson Feliciano, se o setor de TI desenvolve, naturalmente, reflete em outros segmentos. “Todos precisam de tecnologia da informação e comunicação para serem competitivos”, argumenta. Ele aponta ainda que os dois setores que se unem no evento neste ano, TI e saúde, possuem uma governança muito forte e atuante em Londrina e Região, e pensam constantemente no desenvolvimento econômico.

Além de mobilizar o setor de TIC, a realização do ECO.TIC em Londrina é muito importante para a movimentação de toda a economia. “É um acontecimento que mexe com mais de 50 produtores da economia local”, afirma o diretor executivo do Londrina Convention Bureau, Arnaldo Falanca.

Hackaton Health Tech

Na noite de abertura do ECO.TIC 2016 será realizada a premiação dos projetos criados durante o Hackathon Health Tech, que traz como tema este ano os desafios na área da saúde. A maratona de desenvolvimento ocorrerá durante os dias 18, 19 e 20 de novembro no Hospital Evangélico de Londrina. Podem participar profissionais, empreendedores e estudantes de áreas como saúde, negócios, design, programação e desenvolvimento. O objetivo é o desenvolvimento de soluções digitais para a área da saúde, que atendam preferencialmente aos desafios propostos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site.

Fonte: Divulgação