Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
‘Pai’ da cirurgia bariátrica recebe título de Cidadão Honorário

‘Pai’ da cirurgia bariátrica recebe título de Cidadão Honorário

terça, 25 de outubro de 2016

O médico Antonio Carlos Valezi, pioneiro em Londrina no tratamento à obesidade por cirurgia, receberá a honraria por iniciativa de Lenir de Assis

Pioneiro na realização da cirurgia bariátrica na região, o médico Antonio Carlos Valezi será homenageado na Câmara no próximo dia 26 com o Título de Cidadão Honorário de Londrina, por iniciativa da vereadora Lenir de Assis. Desde a primeira cirurgia em 1999, Valezi já operou mais de 3 mil pacientes.

Referência no tratamento de pacientes obesos por meio da cirurgia bariátrica, o médico Antonio Carlos Valezi será homenageado nesta quarta-feira (26) na Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Honorário de Londrina, durante cerimônia solene marcada para as 20 horas, na sala de sessões.  A concessão da honraria foi proposta pela vereadora Lenir de Assis (PT), com apoio de outros parlamentares, e sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) por meio da lei nº 12.448/2016. A solenidade terá transmissão online por meio do site.

Valezi nasceu em Macatuba (SP) em 14 de janeiro de 1963. Dez anos depois, seus pais, Tereza e Vitorio Valezi, preocupados em oferecer melhores oportunidades de estudo aos três filhos, resolveram mudar-se para Londrina, cidade promissora e que contava com uma recém-criada universidade estadual.. “Meus pais eram pequenos agricultores que só conseguiram cursar o ensino primário”, conta o médico. Ele revela que ao se formar na Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1985 já havia escolhido tornar-se cirurgião. “Esta área sempre me atraiu porque me oferecia a oportunidade de agir diretamente no problema, com um tratamento mais pontual.”

Assim, imediatamente após a formatura, o jovem médico rumou para São Paulo, onde especializou-se em Cirurgia Digestiva na Santa Casa daquela capital, entre 1986 e 1991. Lá cursou mestrado e doutorado. Ao retornar para Londrina, em 1992, passou a atender em seu consultório particular e tornou-se professor da UEL. A preocupação com os pacientes obesos, quase sempre vítimas de doenças como diabetes, hipertensão arterial, varizes, problemas ortopédicos, refluxo, apneia e, o mais cruel de todos, a discriminação social, o fez interessar-se por uma técnica que começava a ser desenvolvida no País, a cirurgia bariátrica, também chamada de cirurgia de redução de estômago.

Qualidade de vida – Em 1999 Antonio Carlos Valezi realizou o primeiro procedimento cirúrgico para tratamento da obesidade no Hospital Universitário (HU) de Londrina, fazendo da cidade a oitava do Brasil a oferecer esta possibilidade. Hoje, com a experiência de quem já operou mais de três mil pacientes, o médico afirma que este tipo de intervenção pode trazer mais qualidade de vida e melhoria ou cura das doenças associadas ao problema, aumentando a expectativa de vida para a maioria das pessoas que recorrem à técnica.

O cirurgião também comemora o fato de a atividade de pesquisa desenvolvida no HU ter permitido que Londrina se tornasse conhecida como referência nesta modalidade de tratamento. “Treinamos muitos cirurgiões da nossa cidade e de cidades vizinhas, além de levarmos a técnica para Maringá, Campo Grande, Guarapuava, Pato Branco e São José do Rio Preto”, explica, revelando ainda que foram publicados 22 trabalhos científicos sobre o assunto, apresentados 37 estudos em congressos e realizadas 11 teses de mestrado, cinco de doutorado, uma de pós-doutorado e uma de livre docência.

O médico que nos próximos dias ganhará a Cidadania Londrinense tornou-se um dos principais pesquisadores da área no País, mas pela primeira vez vai receber uma homenagem pública de tamanha importância. “Me sinto lisonjeado com este título. Trata-se de um reconhecimento que recebo com muita alegria”, confessa o cirurgião.

Para a vereadora Lenir de Assis homenagear Antonio Carlos Valezi é homenagear uma causa. “Em função da obesidade as pessoas passam a viver com algumas limitações, e o trabalho do doutor Valezi vem permitindo sanar estas limitações por meio do tratamento cirúrgico. Além do seu pioneirismo, chama a atenção o comprometimento com que exerce sua atividade profissional, acompanhando seus pacientes ao longo dos anos. Esta é uma merecida homenagem”, conclui a vereadora.

Fonte: ASCOM/CML